Apóstolo Santo André, o Primeiro Chamado (séc. I) , 30 de Novembro

30 de Novembro

    Santo André era irmão do Apóstolo Pedro, Eram ambos filhos de Jonas e pescadores no mar de Tiberíades, Naturais deBetesda, uma cidadezinha situada às margens do Lago de Genezaré (Mar de Tiberíades), «André» é um nome grego, e lhe foi dado porque este era um costume  entre os hebreus, Ficou conhecido por «Protóklitos», (primeiro chamado) pois foi o primeiro a ser chamado pelo SENHOR para formar o grupo dos 12 apóstolos, Iniciou suas viagens apostólicas logo após o Pentecostes, pregando no Mar Negro, depois na Frigia, na Misia e na Bytinia, Posteriormente voltou ao Mar Negro escapando da morte, Seguiu depois para Esquitia (Sul da Rússia) seguindo para Tracia, Em Argirúpolis, (atualmente, um dos bairros de Constantinopla) fundou uma Igreja e ordenou como primeiro bispo de Bizancio um dos 70 discípulos, chamado Estaquis,

São Paranomos († c.250) , mártir , 29 de Novembro

29 de Novembro

     O Santo Mártir Paranomos foi martirizado juntamente com mais 370 cristãos no século II, época do imperador Décio que já havia assassinado muitos cristãos, Próximo do Rio Tigre existia um lugar para banhos públicos, Neste lugar, havia um chefe militar, idólatra fanático de nome Aquilino que, após oferecer sacrifiícios aos seus ídolos no templo, ordenou a Paranomes e a mais 370 cristãos que haviam sido feitos seus prisioneiros, que também eles oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos, Foram, porém, unânimes em negar a atendender tal pedido e, enquanto os idólatras rendiam sacrifiícios aos seus ídolos, os cristãos entoavam salmos, recordando as palavras da Escritura Sagrada, Aquilino, irritando-se pela atitude dos cristãos, ordenou que todos fossem mortos, E os soldados, armados prontamente com suas lanças, atacaram e mataram a todos, Assim, estes destemidos cristãos entregaram suas almas aos braços do Criador.

São Filomenos († c. 272), mártir , 29 de Novembro

29 de Novembro

    O Santo Mártir Filomeno sofreu por Cristo, no ano 274, durante a perseguição contra os cristãos pelo imperador Aureliano (270-275), São Filomeno era um comerciante de pães em Ancyra, Pessoas invejosas informaram ao governador Félix que Filomeno era cristão, e assim foi ele levado diante de um juiz, São Filomeno não renunciou a Cristo. Por isso, eles colocarm pregos em suas mãos, pés e cabeça, e forçaram-no a andar, O santo mártir bravamente suportou os tormentos e acabou morrendo por perda de sangue, entregando sua alma a Deus.

 

Santo Irenarco e companheiros , mártires , 28 de Novembro

28 de Novembro

     O Santo Mártir Irenarco era de Sebaste, na Armênia e viveu durante o reinado de Diocleciano (284-305). Quando jovem, costumava ministrar aos mártires nas prisões depois de eles terem sido torturados. Certa vez, viu sete mulheres cristãs sendo torturadas , que bravamente suportaram os tormentos. Santo Irenarco maravilhou-se com isso, pois elas mostraram grande coragem diante do tirano, mesmo sendo elas fracas por natureza. Iluminado pela graça divina, Santo Irenarco confessou ser cristão. Primeiro, suportou provações pelo fogo e pela água, em seguida, foi decapitado juntamente com as sete santas mulheres no ano 303.

 

Santo Estevão, o Jovem, monge († 764) , 28 de Novembro

28 de Novembro

   Um dos mais célebres mártires da perseguição iconoclasta, Santo Estevão, o Jovem, nasceu em Constantinopla, Aos 15 anos foi confiado por seus pais aos monges do Monastério de Santo Auxencio, não muito distante de Calcedônia. Lá recebeu o ofício de comprar as provisões para o monastério, Quando seu pai faleceu, Estevão precisou ir à Constantinopla, Lá, aproveitou para vender todas as suas posses, repartindo com os pobres o dinheiro resultante da venda. Uma de suas irmãs já era religiosa. A outra partiu para Bitínia com sua mãe, retirando-se, ambas, num monastério, Ao morrer o abade João. Estêvão, com apenas 30 anos, foi eleito para sucedê-lo em seu posto, O monastério era constituído por uma série de celas isoladas, espalhadas pela montanha. O novo bade se estabeleceu numa caverna localizada em seu topo. Ali, uniu trabalho e oração, ocupando-se em copiar livros e confeccionar redes.

São Tiago, o Persa, mártir († 764) , 27 de Novembro

27 de Novembro

     A segunda perseguição persa teve início por volta do ano 420, devido ao excessivo zelo do bispo Abdias. A principal vítima desta perseguição foi São Tiago que, nesta época, era bastante próximo do rei Yezdigerdo I. Quando o tal príncipe empreendeu um movimento de perseguição aos cristãos, São Tiago não tendo sido suficientemente forte para romper sua amizade, acabou por dissimular ou abandonar sua fé no Deus Único e verdadeiro que até então professava abertamente, o que causou a aflição de sua mãe e de sua esposa, Quando o rei Yezdigerdo veio a falecer, mãe e esposa acolheram São Tiago, não sem antes, por carta, condenar a covardia de sua conduta, Muito impressionado com esta carta, São Tiago começou a compreender melhor a sua falta, deixando de freqüentar a corte e renunciando a todas as honras que havia antes procurado e manifestando publicamente o seu arrependimento e sua fé cristã. Bahram reprovou sua ingratidão,

Santo Alípio O Estilita, monge , 26 de Novembro

26 de Novembro

     Santo Alípio foi um santo asceta e estilita do século VII .Nasceu na cidade de Adrianópolis, na Paflagônia (costa norte da Turquia, ao sul do Mar Negro). Sua mãe, que se enviuvara recentemente, era muito piedosa. Ela enviou seu filho para ser educado pelo bispo local, chamado Teodoro, e dedicou o resto de sua vida aos pobres, tornando-se diaconisa numa vida asceta. Alípio construiu uma igreja em honra à Grande Mártir, Santa Eufêmia no local de um templo pagão dilapidado. Em seguida, ergueu um pilar ao lado da igreja e viveu sobre ele a maior parte de sua vida adulta. Dois mosteiros foram construídos à volta do pilar, um para os monges e outro, para as freiras, com Alípio servindo como diretor espiritual de ambos. De acordo com a sua hagiografia, pelos últimos quatorze anos de sua vida ele ficou incapacitado de se levantar e permanecia deitado de lado.Santo Alípio morreu em 640,

São Níkon, o Metanoíta, monge († séc. X) , 26 de Novembro

26 de Novembro

     São Nikon, nascido em Ponto, abandonou seus amigos de juventude para entrar no monastério de Crisopetro, Lá viveu doze anos entregue à oração e exercícios penitenciais austeros, Por causa de suas eloqüentes conferências e exortações, fruto espiritual  de sua vida monástica, motivou seus superiores a designá-lo como pregador da palavra de Deus ao povo, Assim pois, São Nikon partiu  para uma missão em Creta, que acabava de livrar-se dos sarracenos, São Nikon converteu muitos cristãos que tinham abraçado a religião islâmica. Por iniciar sempre as suas pregações coma palavra “Metanoia” (Arrependimento, conversão), o povo lhe deu este sobrenome, São Nikon ensinava seus ouvintes a cortar os vícios pela raiz e, desse modo, conseguiu muitas conversões, Depois de quase 20 anos de missão e pregação em Creta, mudou-se para o continente,

Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir , 25 de Novembro

25 de Novembro

    Santa Catarina de Alexandria era uma virgem de grande beleza e inteligência, filha do governador de Alexandria, à época do imperador Maximiano. Cristã convicta, se recusou a casar com o próprio imperador, que queria se divorciar para desposá-la, pois, em visão, o próprio Jesus  Cristo lhe havia dado um anel de casamento, Quando defendeu com êxito a Fé Cristã diante de filósofos pagãos que haviam sido convocados pelo próprio Maximiano para convencê-la a deixar o Cristianismo, foi torturada em uma roda com pontas cortantes, porém um anjo apareceu e quebrou a roda. Após muitas outras torturas foi a santa decapitada, no ano 310. Contava, então, dezoito anos de idade, De seu corpo fluiu leite, ao invés de sangue. Suas relíquias foram preservadas no mosteiro que leva seu nome, o Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai.

São Pedro, Patriarca de Alexandria († 312 e † 311) , hieromártires , 24 de Novembro

24 de Novembro

    São Pedro, patriarca de Alexandria,  foi consagrado no ano 300. Era admirado por todos de seu tempo, por seu vasto saber científico e filosófico e pelo profundo conhecimento das Sagradas Escrituras. Sob sua responsabilidade estavam as igrejas do Egito, da Tebaida e da Líbia, todos territórios de muita perseguição ao seu rebanho. Mas quanto maior o perigo, mais firmeza demonstrava Pedro, Consolava os perseguidos, acolhia e protegia os que mais sofriam, dava exemplos diários de coragem e perseverança. Porém o patriarca Pedro não enfrentou somente as feras do paganismo. Também teve de lutar contra as forças opositoras que surgiram dentro da própria Igreja cristã, corroendo-a internamente. Enfrentou tudo com tolerância e benevolência, mas com firmeza. Apenas exigiu que os bispos vivessem com o mesmo rigor a fé cristã e a mesma retidão de caráter e disciplina de vida que ele próprio se impunha, não almejando, apenas, posição e os bens materiais. 

1/5

Please reload

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic