Santo Hipácio foi bispo de Gangra , 31 de Março

31 de Março

    Santo Hipácio foi bispo de Gangra, cidade da Paflagônia, região histórica da Ásia Menor em torno do Mar Negro e província romana no século III. De acordo com sua "Vita" Hipácio sucedeu o bispo de Gangra Atanásio, no século IV, e suas principais atividades pastorais foram a luta contra os pagãos , fundação de mosteiros, construção de igrejas e o estabelecimento de um hospital aberto a todos. Foi escritor de obras espirituais, incluindo uma interpretação dos "Provérbios de Salomão". Participou do Concílio de Nicéia (325) e seu nome também está na lista dos participantes do Concílio de Gangra (340). Em algum momento do século IV, depois de 340, ele foi atacado e apedrejado pelos hereges Novacianos, escondidos em um barranco perto de Luciana. Novacianos eram seguidores da doutrina de cismático bispo Novaciano,

 

São João Clímaco, eremita († c. 649), autor da «Escala de Virtudes» , 30 de Março

30 de Março

    São João Clímaco nasceu em 580. Clímaco foi um monge do Monte Sinai, e deve o seu cognome a um livro seu, Escada (Klímax – Clímaco). A Escada é um resumo da vida espiritual, concebida para os solitários e contemplativos. Para Clímaco, a oração é a mais alta expressão da vida solitária; ela se desenvolve pela eliminação das imagens e dos pensamentos. Daí a necessidade da ‘monologia’, isto é, a invocação curta, de uma só palavra, incansavelmente repetida, que paralisa a dispersão do espírito. Essa repetição deve assimilar-se com a respiração.  João Clímaco faleceu por volta do ano 650.

    O nome de São João Clímaco é uma alusão à palavra «klímax», que em grego significa escada. São João decidiu adotar este nome em virtude do livro escrito por ele mesmo

 

São Marcos, bispo de Aretusa e São Cirilo, Diácono de Heliópolis e cc. († 362) , 29 de Março

29 de Março

   A Igreja do Oriente comemora neste dia São Marco, Bispo de Aretusa, no Monte Líbano. Durante o reinado do imperador Constantino, Marco de Aretusa demoliu um templo pagão e construiu sem eu lugar uma igreja, convertendo muitos à fé cristã. Isto fez com que a população pagã ficasse ressentida, e queriam vingar-se de Marco. No entanto, como o imperador era cristão, não puderam fazê-lo tão depressa quanto pretendiam. A oportunidade chegou quando Juliano, o apóstata, ocupou o trono e proclamou que todos os que haviam destruído templos pagãos deveriam reconstruí-los ou pagar uma pesada multa. Marco, que não podia e nem queria obedecer, fugiu da fúria de seus inimigos. Contudo, quando soube que alguns cristãos foram presos, regressou e se entregou. Marco foi arrastado pelos cabelos pelas ruas,

 

Santo Hilarião, o moço, abade do Mosteiro de Peleke , 28 de Março

28 de Março

   Santo Hilarião, o moço , abade do Mosteiro Peleke, desde a sua juventude, dedicou-se ao serviço de Deus e passou muitos anos como um eremita. Foi ordenado sacerdote, e mais tarde feito abade do mosteiro Pelekas (perto do Dardanelos). Santo Hilarião tinha os dons da clarividência e da taumaturgia concedidos pelo Senhor. Através da oração, ele trouxe a chuva durante uma seca, e como o Profeta Eliseu ele separou as águas de um rio, encheu as redes dos pescadores quando eles não tiveram sucesso na pesca, e fez muitos outros milagres. Além disso, foi capaz de curar os doentes e expulsar os demônios. Santo Hilarião sofreu na Grande Quinta-feira Santa, do ano de 754, quando o comandante militar Lakhanodrakon repentinamente invadiu o mosteiro Pelekete em busca dos que veneravam os ícones, forçando a entrada na igreja, interrompendo o serviço litúrgico e jogando os Santos Dons sobre o chão. Quarenta e dois monges foram presos, acorrentados, enviados para o distrito de Edessa e assassinados.

Santo Estevão , taumaturgo . Abade do Mosteiro de Triglia , 28 de Março

28 de Março

 

   Santo Estevão, o Confessor, abade do Mosteiro de Triglia, padeceu sob o imperador iconoclasta Leão, o armênio (813-820). Desde tenra idade, o santo asceta dedicou sua vida a Deus e recebeu a tonsura monástica. Mais tarde, ele se tornou chefe do mosteiro de Triglia perto de Constantinopla.Quando começou a perseguição contra ícones sagrados, Santo Estevão foi convocado para interrogatório, e tentaram forçá-lo a assinar um documento rejeitando a veneração dos ícones.

 

Santa Matrona de Tessalônica, mártir († séc. III-IV) , 27 de Março

27 de Março

    Santa Matrona era de família grega, nascida em Tessalônica, importante cidade de Macedônia. Seus Ficou órfã de quando ainda era pequena, tendo sido adotada por um tio muito poderoso e rico. Sabendo das perseguições aos cristãos pelos infiéis, o tio de Matrona tomou suas posses e foi com ela  a Roma. Em Roma, mesmo repleta de pagãos, havia muitos cristãos escondidos em diferentes e isolados lugares em conseqüência das perseguições dos infiéis. Nestes lugares podiam louvar o Santíssimo Nome de Nosso Senhor em segurança. Guiada pelo Espírito Santo, Matrona ciente do que acontecia aos cristãos, sem temer as ameaças de seu tio, ela os visitava freqüentemente para levar palavras de conforto. Os cristãos por sua vez, instruíam na fé a jovem Matrona e ensinavam a ela as Sagradas Escrituras. Contavam-lhe da  gloriosa Paixão e Morte  que padeceu Nosso Senhor Jesus Cristo por amor de nós, e ela escutava com muita atenção todos aqueles ensinamentos.

 

Sinaxe do Arcanjo São Gabriel , 26 de Março

26 de Março

    No dia seguinte à Festa litúrgica da Anunciação, a Igreja nos recorda o Arcanjo Gabriel, o mensageiro que trouxe à Maria o anúncio que dela nasceria o Salvador do mundo. O arcanjo Gabriel é um dos sete principais anjos que, de acordo com o Livro de Tobias «está de pé diante de Deus» (Tob 12, 15). O nome hebraico Gabriel significa «Fortaleza de Deus». O arcanjo Gabriel é citado várias vezes nas Escrituras como um mensageiro celestial enviado por Deus para anunciar aos homens seus planos de salvação para a humanidade. Assim, o arcanjo Gabriel apareceu várias vezes ao profeta Daniel para lhe revelar o mistério da chegada do Messias, as perseguições do anticristo e sobre o fim dos tempos (Dn 8,16; 9,21).

 

Anunciação do Anjo à Santíssima e Bem-aventurada Virgem Maria , 25 de Março

25 de Março

    «O mais sublime dos anjos foi enviado dos céus para saudar e anunciar a encarnação do Verbo à Virgem Maria. A virtude do Altíssimo tendo coberto Maria com sua sombra, tornou Mãe àquela que era Virgem sem núpcias»: eis o mistério celebrado na Festa da Anunciação. O Concilio de 860 afirma: «O que o Evangelho nos diz por palavras, o ícone nos anuncia pelas cores». Sendo assim, somos chamados a mergulhar na profundidade deste mistério contemplando com o coração aquilo que nossos olhos vislumbram sobre o ícone da Anunciação.

   Nossos olhos são atraídos pelos esplendor dos detalhes das figuras principais deste acontecimento, iconografado de maneira tão minuciosa e precisa, que faz brotar do coração daquele que o contempla, o estupor e o êxtase divino.

 

São Zacarias, o Recluso , 24 de Março

24 de Março

    O Venerável Zacarias, o Recluso do Egito foi um monge cujo chamado de Deus foi o de cuidar dos marginalizados da sociedade. Serviu os desabrigados e os necessitados . No Menaion é conhecido como "nosso monge pai Zacarias" . Não deve ser confundido com São Zacarias o monge .

 

São Nikon e seus 199 discípulos , mártires (†273) , 23 de Março

23 de Março

    São Nikon nasceu em Nápoles, na Itália. Seu pai era pagão e sua mãe cristã, de quem recebeu os ensinamentos e doutrina do Evangelho. Ainda jovem, se fez soldado e, muito rapidamente, se distinguiu entre os companheiros por sua valentia e disciplina. Porém, desejava intimamente levar a vida de um asceta, e para alcançar este objetivo iniciou uma viagem nas proximidades de Constantinopla. Fez uma breve estadia em Xios, onde recebeu o batismo, e dedicou sua vida às práticas ascetas e aos estudos da Sagrada Escritura. O bispo local, observando seus dons espirituais, o ordenou sacerdote e, pouco tempo depois, tornou-se abade de um monastério com 190 monges que ficaram então sob sua direção.  Quando seus pais faleceram, Nikon e seus monges juntamente com mais nove pessoas, formavam uma devota comunidade e foram se estabelecer na Sicília.

 

1/4

Please reload

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager