São Hermías 31 de Maio

31 de Maio

    São Hermías foi um soldado da reserva. Era um dos mais valentes soldados da sua tropa e nunca recuou diante do inimigo, mesmo nas derrotas.

    Quando teve início a perseguição aos cristãos, nos tempos do rei Marco Antonio, Ermías foi também conduzido à prisão, Então, o governador Sebastiano ordenou a Ermías que fizesse um sacrifício aos ídolos.

esta ordem surpreendeu o santo que, sorrindo, disse: “Seria pouco inteligente e até estranho, governador, deixar a luz e adorar a obscuridade, abandonar a verdade e abraçar-me com a mentira; perder a vida e me deixar cair na morte. 

 

Santo Isaac de Constantinopla 30 de Maio

30 de Maio

    Durante a perseguição aos cristãos pelo imperador ariano Valente, um eremitão, chamado Isaac, sentiu-se movido por Deus a abandonar a sua solidão e ir repreender o imperador.

    Assim, dirigindo-se à Constantinopla, advertiu várias vezes ao imperador Valente de que, se não cessase a perseguição aos cristãos, e se não devolvesse a eles as igrejas tomadas e dadas aos hereges, uma grande catástrofe lhe esperava, assim como, um fim terrível. 

 

Santa Teodósia, Virgem e Mártir 29 de Maio

29 de Maio

     Teodósia pertencia a uma nobre família e perdeu seus pais quando era ainda muito jovem. Mais tarde, recebeu o véu no monastério constantinopolitano da Ressurreição do Senhor.

     A Santa viveu na época dos imperadores iconoclastas Leão, o Isáurico, e Constantino Coprônimo. Ante uma ordem imperial para que um ícone de Cristo, muito venerado, fosse destruído, Teodósia, liderando um grupo de mulheres, derrubou a escada onde estava o oficial que cumpria a ordem de lançar abaixo e destruir o ícone. 

 

Santo Inácio, Bispo de Rostov 28 de Maio

28 de Maio

     Santo Inácio era Arquimandrita do monastério da Santa Teofania, em Rostov, quando foi eleito, consagrado e nomeado bispo desta mesma cidade, no ano de 1262.

     Dedicou-se com muito empenho ao seu ofício pastoral, numa época particularmente difícil, em que teve de defender seus diocesanos da tirania dos tártaros e ser o mediador nas hostilidades dos nobres de Rostov.

     O Metropolita de Kiev, diante do qual havia sido caluniado, o provou com a suspensão do exercício de suas funções episcopais. 

 

São Heládio 27 de Maio

27 de Maio

    Sabe-se muito pouco a respeito deste santo. 

Alguns registros históricos nos dão conta de que era bispo e de que teria se negado a práticã da idolatria Sendo por isso, flagelado,No momento de seu martírio Nosso Senhor Jesus Cristo lhe apareceu, curando seus ferimentos.

    Depois, foi jogado na fogueira saindo dela ileso.

 

São Karpo, um dos Apóstolos dos Setenta 26 de Maio

26 de Maio

 

     São. Karpos viveu no tempo do Imperador Nero e é conhecido como um dos setenta discípulos do Senhor.

    Foi um dos colaboradores do Apóstolo São Paulo, conforme esta referência encontrada na sua Segunda Epístola a   Timóteo 4:13, onde diz: “Quando vieres, traga a capa que deixei em Troas, na casa de Karpo; traga também os livros, especialmente os pergaminhos “.

    Trabalhou exemplarmente na difusão do Evangelho em Troas e, logo foi nomeado bispo em Trácia, onde viveu uma vida de santidade e, iluminado pelo Espírito Santo, iluminou, com o divino ensinamento, seus diocesanos, convertendo-se numa estrela espiritual para seus filhos.

Terceira Descoberta da Cabeça do Precursor São João Batista 25 de Maio

25 de Maio

  

   Hoje comemoramos a terceira descoberta da cabeça do Precursor, São João Batista que, pelas vicissitudes daquela época havia se perdido mais uma vez.  

    Esteve enterrada por muitos anos e foi encontrada por uma revelação a um sacerdote numa vasilha especial de argila, mas dentro de um recipiente de prata, enterrado num lugar sagrado (Comana de Capadócia).

 

São Simeão, o Milagroso 24 de Maio

24 de Maio

   

    Nascido em Antioquia em 24 de maio.

   Assim como seu homônimo, Simeão Estilita, o Velho, o primeiro dos estilitas. Simeão parece ter sido atraído desde muito cedo para uma vida austera.

  Ele se juntou a uma comunidade asceta que vivia ao redor de um outro eremita num pilar, chamado João, que funcionava como líder espiritual do grupo. 

 

São Miguel , confessor, bispo de Sínada , 23 de Maio

23 de Maio

   São Miguel, o confessor,desde sua juventude desejou entrar para a vida monástica e foi enviado pelo Patriarca Tarásio de Constantinopla (784-806) para um mosteiro na costa do Mar Negro. O Patriarca Tarásio mais tarde o consagrou bispo da cidade de Sinaída na Ásia Menor. São Miguel esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico em Nicéia, em 787. A pedido do Imperador, ele visitou califa Harun al-Rashid para conduzir as negociações de paz. Ele também realizou missões diplomáticas para Bizâncio na corte de Carlos Magno. Ele entrou em choque com o Imperador Leão, o armênio, sobre a política de iconoclastia de Leão,

 

São. Basiliscos, Mártir 22 de Maio

22 de Maio

 

    São Basiliscos era natural da cidade de Amasia no Mar Negro, sobrinho de São Teodoro (17 de fevereiro). O governador da Capadócia, Agrippas, ao tomar conhecimento de que Basiliscos era cristão, ordenou que fosse preso, submetendo-o a todo tipo de tortura para forçá-lo a abandonar sua fé. Mas, Basiliscos manteve-se firme e inabalável. Já na prisão, começou a rezar ao Senhor, dizendo que ele mesmo não era digno de que a sua vida tivesse o mesmo fim que a dos santos mártires. 

 

1/4

Please reload

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic