Santo Eudokimos, o Justo († 840), 31 de Julho

31 de Julho

   Santo Eudokimos, o Justo, era natural da Capadócia (Ásia Menor) e viveu no século IX, durante o reinado do imperador Theophilos (829-842), Era filho de um piedoso casal cristão, Basílio e Evdoquia, e formavam uma ilustre família conhecida do imperador, A vida de São Eudokimos, o Justo, foi totalmente orientada ao serviço de Deus e do próximo, Prosperava nos ensinamentos cristãos e, muito logo os frutos de sua vida foram surgindo, Desde cedo imitava seus pais na caridade, tudo compartilhando com os mais necessitados, especialmente com os órfãos, viúvas e com os pobres desamparados, Por sua vida virtuosa o imperador designou Santo Eudokimos como governador do distrito Kharsian, com especial missão de vigiar a fronteira da Capadócia,. 

Santos Silas, Silvano, Crescêncio, Epêneto e Andrônico, apóstolos dos 70 (séc. I), 30 de Julho

30 de Julho

    Todos esses santos faziam parte dos setenta discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo que anunciavam o seu Evangelho, Quando Silas se encontrava em Filipos, (a principal cidade do distrito da Macedônia), foi espancado e preso junto com São Paulo (At 16,25-39), Silas Foi designado pelos Apóstolos para acompanhar São Paulo e São Barnabé em suas pregações aos gentios. «Cheio da graça de Deus, exerceu fervorosamente o ministério da pregação». 

 

São Calinico ( Kalínicos ), 29 de Julho

29 de Julho

     São Kalínicos nasceu em Kalikía, Com particular eloqüência e muito fervor ensinava o evangelho, Quando chegou para o Egito, fanáticos e idólatras se levantaram contra ele, o prenderam e conduziram-no ao rei Sakérdona, Este fingindo simpatia, manifestou pesar e, pretendendo  enfraquecer a auto-estima de Kalínicos, citou alguns casos em que valentes cristãos, após terem sido submetidos a cruéis torturas, acabaram por renegar sua fé, O monarca mandou então açoitar Kalínicos com violência, Cortou seu corpo com unhas metálicas e, estando já desfalecendo, prendeu-o com cordas atrás de num cavalo selvagem que saiu arrastando seu corpo por muitos quilômetros, 

 

Santos Prócoro, Nicanor, Timão e Pármenas, diáconos e apóstolos dos 70, 28 de Julho

28 de Julho

   Foram dos primeiros diáconos da Igreja Cristã de Jerusalém e a Santa Igreja os comemora juntos em 28 de Julho, embora tenham morrido em tempo e lugares diferentes, O ofício principal destes apóstolos consistia em organizar e servir à mesa aos membros mais pobres da Igreja, particularmente, aos órfãos e viúvas. Também ajudavam na pregação da Palavra de Deus,Prócoro seguiu depois com São João, o Teólogo, para a Ásia Menor, onde foi eleito e consagrado Arcebispo de Nicomédia, cumprindo seu ofício episcopal com um perfeito espírito de diaconia (serviço), 

São Panteleimon, Grande Mártir e Médico, 27 de Julho

27 de Julho

    São Panteleimon (Pantaleão) nasceu em Nicomédia da Bitínia (atual Turquia), Seu pai era um nobre pagão, Sua mãe, a justa Evola, educou seu filho na fé cristã, mas morreu quando Pantaleão era ainda um menino, O santo freqüentou um colégio pagão e depois estudou medicina com um médico famoso, Mais tarde foi apresentado ao imperador Maximiliano Galerno (286-303), que o reteve como médico em sua corte, Nessa época, em Nicomédia, estavam escondidos os presbíteros Hermolau, Ermipo e Ermocrates que foram salvos de serem queimados com outros cristãos no templo da cidade, O sacerdote Hermolau, depois de ficar atento ao jovem médico, explicou-lhe as verdades fundamentais da fé cristã, Pantaleão começou então a visitá-lo com freqüência e recebeu de Deus o dom de curar enfermidades invocando o nome do Senhor Jesus Cristo, Panteleimon curava a todos os que recorreriam a ele, com medicamentos ou orações, sem nada cobrar por isso, 

Santa Parasceve de Roma, 26 de Julho

26 de Julho

   Parasceve nasceu em Roma de pais cristãos e desde sua juventude foi instruída na fé em Cristo. Com grande fervor, Parasceve se esforçava para cumprir todos os mandamentos de Deus em sua vida. Quando seus pais morreram Parasceve distribuiu toda a sua propriedade entre os pobres e foi tonsurada monja.  Como monja, pregou a fé em Cristo, com  um zelo ainda maior, não escondendo de ninguém, mesmo que naquela época onde as autoridades romanas deflagravam sangrenta perseguição à Fé Cristã, Acusada primeiramente por judeus perversos, Parasceve foi proibida de pregar a Fé. Ela foi levada a julgamento perante o Imperador Antonino. 

 

Santos Hermolau, Hermipo e Hermócrates, mártires , 26 de Julho

26 de Julho

   Os Santos Hermolau, Hermipo e Hermócrates eram membros do clero da Santa Igreja de Nicomédia nos tempos do imperador Maximiliano Galerno (286-303). Ao ficar sabendo das obras e da propagação da Palavra de Deus que os santos realizavam, o imperador ordenou que fossem encontrados e presos. Santo Hermolau, porém, apresentou-se voluntariamente ao Juiz de Nicomédia, acompanhado de seus amigos e dos sacerdotes Hermipo e Hermócrates. O Juiz, após examinar bem Hermolau, perguntou aos outros dois sacerdotes o que eles queriam vindo a ele.

 

Dormição de Santa Anna, Mãe da Santa Mãe de Deus, 25 de Julho

25 de Julho

    Santa Anna, mãe da Santa Mãe de Deus, era descendente da tribo de Leví, Seu pai era um sacerdote de nome Matzán, e sua mãe Maria. Anna tinha duas irmãs, uma com o mesmo nome de sua mãe, Maria, e a outra chamada Sovín. Maria teve uma filha, de nome Salomé; Soví também teve uma filha, Elizabeth, e Ana concebeu a Santíssima Virgem Maria,Santa Anna foi digna de ter a honra e a felicidade de conceber esta única filha que se tornou a Mãe do Salvador do mundo. Terminado o período de amamentação de Maria, 

 

Santa Cristina, Mártir, 24 de Julho

24 de Julho

    Santa Cristina era a filha de um governante da cidade de Tira. Seus pais eram pagãos, mas pela providência de Deus, foi chamada com um nome que indicava o seu futuro cristão, Não havia naquela cidade, entre todas as jovens, uma mais bela e graciosa do que ela. Seu pai, desejando preservar sua virgindade, construiu uma habitação exclusivamente para ela e, pondo ali alguns ídolos, ordenou que ela os venerasse, Vivendo na solidão, Cristina contemplava o céu estrelado e, como Santa Bárbara, concluiu que devia haver um único Criador de todas as coisas, Deus lhe providenciou que conhecesse alguns cristãos que a ensinaram sobre a fé cristã. Cristina passou então a crer em Nosso Senhor Jesus Cristo, destruindo, com grande indignação, todos os ídolos que estavam em sua casa. Por causa disso, por ordem de seu pai, foi submetida a diferentes formas de tortura: foi espancada impiedosamente, teve seu corpo cortado com lâminas afiadas, foi queimada com fogo e depois jogada em uma cova com serpentes venenosas etc.

Santo Ezequiel e São profeta, 23 de Julho

23 de Julho

   Ezequiel era de família sacerdotal filho de Buzi, o sacerdote. Ele mesmo foi sacerdote. Os sacerdotes iniciavam seu serviço no templo aos trinta anos. Mas, no ano em que Ezequiel fez trinta anos ele se encontrava no cativeiro babilônico , a cerca de 1100 quilômetros distante do templo de Jerusalém. O profeta viveu entre os exilados, sua profecia foi formulada em meio às pessoas deportadas para as terras estranhas da Babilônia. Ezequiel era um homem de amplos conhecimentos, não somente das tradições de sua nação, mas também de assuntos internacionais e da história. Sua familiaridade com tópicos gerais de cultura, desde a construção de navios até a literatura, é igualmente espantosa. 

1/4

Please reload

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic