São Tiago, o Justo – Apóstolo e irmão de São João, o Teólogo († 42) , 30 de Abril

30 de Abril

   São Tiago, o irmão do Senhor, o Apóstolo Divino, foi o primeiro bispo de Jerusalém. Sua origem era a Judéia, e era filho de José, o Desposado. Homem piedoso e de fé inquebrantável, além de outras virtudes, Tiago, o Justo, recebeu assim, merecidamente, o codinome de «irmão do Senhor». Como já foi dito, era um dos filhos de José com sua primeira mulher, Salomé. Sendo já de avançada idade e viúvo, José desposou a Maria, virgem antes e depois do nascimento de seu filho. Tiago recebeu primeiro o nome de Joblián, que em hebraico significa «justo», pois ainda criança mostrou ter autodomínio sobre todos os seus sentidos,

Santos nove mártires de Cízico , 29 de abril

29 de abril

   Os santos nove mártires de Cízico foram um grupo de nove cristãos que, nas últimas décadas do século III foram martirizados na cidade de Cízico na Ásia Menor por defender sua fé em Jesus Cristo. Chamavam-se Taumásio, Teógnis, Rufo, Antípatro, Teóstico, Ártemas, Magno, Teódoto e Filémom.

  Enquanto pela cidade de Cízico na costa de Dardanelos ( Helesponto ) na Ásia Menor viu-se a difusão do cristianismo a partir da pregação de São Paulo, no final do terceiro século Cízico ainda era basicamente uma cidade pagã. Durante as perseguições, alguns dos cristãos fugiram da cidade, enquanto outros silenciosamente em segredo mantinham sua fé em Cristo. A situação afligiu os cristãos na cidade que procuraram defender ativamente a fé cristã.

São Jasão e Sosípatro, apóstolos dos 70 , 28 de abril

28 de abril

  São Jasão de Tarso, é um dos Setenta Discípulos. Ele aparece no Novo Testamento em Atos 17, quando sua casa foi utilizada como refúgio para Paulo, Silas e Timóteo, na Tessalônica. Jasão foi preso quando as autoridades não conseguiram localizar nem Paulo e nem Silas e ele foi obrigado a pagar uma fiança para ser libertado. Jasão também foi mencionado em «Saúda-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus compatriotas.» (Romanos 16:21). Nascido em Tarso, ele foi consagrado bispo de Tarso pelo apóstolo Paulo.

São Simeão, apóstolo [dos 70], parente do Senhor , bispo de Jerusalém, mártir († 107) , 27 de Abril

27 de Abril

   Segundo a Tradição da Igreja, Simeão (ou Simão) era um dos quatro filhos do primeiro casamento de São José e irmão de São Tiago, primeiro bispo de Jerusalém que também era chamado, conforme o costume judaico da época, de «irmão do Senhor». Após o martírio de São Tiago (62), e da tomada de Jerusalém pelos exércitos romanos (70), Simeão foi eleito o segundo bispo da Mãe de todas as igrejas, sucessor de são Tiago no Trono de Jerusalém.

São Basílio, bispo de Amaséia , hieomártir , 26 de Abril

26 de Abril

   O Hieromártir Basílio, Bispo de Amaséia, viveu no início do século IV, na cidade de Amaséia, na região do Ponto. Ele encorajava e confortava os cristãos que sofriam perseguições por parte dos pagãos. Durante esse tempo, a parte oriental do Império Romano era governada por Licínio (311-324), cunhado do santo imperador Constantino, o Grande (21 de Maio). Licínio enganosamente assinou o Edito de Milão (313),

 

São Marcos, Apóstolo e Evangelista (séc. I) , 25 de Abril

25 de Abril

    O Santo Apóstolo e Evangelista Marcos, também conhecido como João Marcos (At 12:12), foi um dos Setenta Apóstolos, e era sobrinho de São Barnabé (11 de junho). Ele nasceu em Jerusalém e, de acordo com a Tradição da Igreja, na noite em que Cristo foi traído, ele o seguiu atrás, envolto apenas em um pano de linho. Detido por soldados, ele fugiu desnudo, deixando para trás o pano. « E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão, mas ele, largando o lençol, fugiu nu. (Mc 14:51-52).

São Sabas, o General de Roma, mártir († 372) , 24 de Abril

24 de Abril

  No século III, os godos cruzaram o Danúbio e se estabeleceram nas províncias romanas de Dacia e Moesia, de onde partiam para expedições na Ásia Menor, especialmente à Galícia e Capadócia, trazendo muitos escravos cristãos, tanto sacerdotes como leigos. Os prisioneiros, pouco a pouco, tentavam converter seus senhores e construíram várias igrejas. Em 370, um dos chefes godos, para vingar-se iniciou uma forte perseguição aos cristãos que, dentre eles, se destacavam São Sabas e São Nicetas. Sabas tinha se convertido ao cristianismo ainda muito jovem e  servia a Igreja como cantor e leitor. No inicio das perseguições,

O Ilustre entre os mártires, o Glorioso e Vitorioso São Jorge , 23 de Abril

23 de Abril

    No dia 23 de abril, a Igreja, no Oriente e no Ocidente celebram o grande mártir, São Jorge. Porém, enquanto a última reforma litúrgica para a Igreja latina viu retroceder a importância desse santo, para os fiéis ortodoxos ele será sempre o «megalomártir, vitorioso e taumaturgo» em honra do qual a festa não se celebra somente em 23 de abril, mas ainda no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lydda (atualmente em Israel), onde foi deposto o seu corpo glorioso. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Como a liberdade de culto para os cristãos se deu somente dez anos depois dessa data, supõe-se que também a igreja em honra de São Jorge tenha sido construída por vontade do imperador Constantino.

São Teodoro de Sikeon, bispo de Anastasiópolis († 613) , 22 de Abril

22 de Abril

   São Teodoro nasceu em Sikeon da Galícia, na Ásia Menor. Era filho de uma prostituta, porém desde menino manifestou forte inclinação à vida de oração e, com freqüência, se privava da comida da escola para ir à Igreja. Mesmo ainda muito jovem levava uma vida solitária, primeiramente no sótão de sua casa, depois em uma capela abandonada. Desejoso de cada vez mais afastar-se do mundo, retirou-se durante algum tempo para uma montanha deserta. Quando foi a Jerusalém em peregrinação, tomou o habito monacal e recebeu a ordenação sacerdotal do bispo da região. Levava um vida muito austera; só se alimentava com verduras e em pouca quantidade; usava silício sobre o corpo. Deus lhe concedeu o dom da profecia e de operar milagres.

São Januário, bispo de Benevento , 21 de Abril

21 de Abril

   São Januário nasceu em Nápoles, no ano 270 d.C. Nada se sabe ao certo sobre os primeiros anos de sua vida. Em 302 foi ordenado sacerdote, e por sua piedade e virtude foi escolhido, pouco depois, para Bispo de Benevento. Sua caridade, infatigável zelo e solicitude pastoral desterraram de sua diocese a indigência, tendo ele socorrido a todos os necessitados e aflitos. Quando em 304, o imperador romano Diocleciano desencadeou em todo o Império cruel perseguição contra o Cristianismo, obrigando os fiéis a oferecer sacrifícios às divindades pagãs, Januário teve muitas ocasiões de manifestar o valor de seu zelo, socorrendo os cristãos, não só nos limites de sua diocese, mas em todas as cidades circunvizinhas. Penetrava nos cárceres,

1/4

Please reload

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager