PAPA FRANCISCO RECEBE A SUA BEATITUDE JOÃO X, PATRIARCA DE ANTIOQUIA E DE TODO O ORIENTE !

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2013

 

Em 27 de setembro passado, na Cidade do Vaticano, Sua Santidade o Papa Francisco recebeu pela primeira vez a Sua Beatitude João X, Patriarca da Igreja Ortodoxa de Antioquia. Após os cumprimentos iniciais os dois líderes sentaram-se a tratar do ecumenismo. O Papa Francisco e o Patriarca João X compartilham o desejo de alcançar a unidade entre os cristãos e, também, que o diálogo entre as Igrejas possa prosperar.

 

Falaram ainda sobre a guerra civil que fustiga a Síria. A cidade de Damasco, capital do país, é a sede do Patriarcado de Antioquia. A guerra afeta de forma especial ao Patriarca João X: em abril passado, vários homens armados sequestraram a seu irmão, Paulo Yazigi, Metropolita de Aleppo, junto a outro bispo, e até agora o paradeiro de ambos é absolutamente desconhecido, inclusive se permanecem vivos ou não.

 

O Patriarca apresentou ao Papa outros chefes da Igreja Ortodoxa que o acompanhavam e. após as fotos, trocaram presentes. O Papa presenteou o Patriarca com um medalhão de seu pontificado. João X, por sua vez, retribuiu com presentes cobertos de significados, como um ícone bizantino de duas figuras com sentido histórico para ambas as Igrejas (os dois apóstolos são uma raiz comum). O Patriarca também fez presente de um livro sobre os Mosteiros do Oriente Médio e vídeos de suas visitas às regiões.

 

A imagem mais impactante desse encontro, com certeza, foi a do momento em que os dois representantes de Igrejas distintas, a Católica Romana e a Católica Ortodoxa, rezam um pelo outro antes de despedirem-se.

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic