A IGREJA : A VERDADEIRA VIDEIRA “ PARTE 03 ”


A IGREJA : A VERDADEIRA VIDEIRA “ PARTE 03 ”

A Igreja dentro da tradição eclesiástica é simbolizada em três principais imagens, as quais explicam a maneira de sua existência e de seu ministério sagrado: 1) O corpo de Cristo 2) A barca 3) A videira e os ramos.


A Igreja é ilustrada como “uma videira e seus ramos”. Esta imagem foi- nos dada pela própria boca de Jesus quando disse: “Eu sou a videira, vós as ramos; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). A Igreja não é apenas um encontro dos fiéis, como se fossem um feixe de galhos amarrados um ao lado do outro. A Igreja se compõe de um tronco – Jesus – do qual se ramificam todos os ramos – os fiéis. Dessa maneira, cada fiel é ramificado pelo batismo e ao mesmo tempo alimentado pela santa comunhão do tronco: Jesus.

A partir disso concluímos que a Igreja é um lugar no qual o fiel se cultiva, se alimenta e cresce para que se torne a imagem de Jesus, ou seja, é um local no qual o fiel é lustrado com o exemplo de Cristo, e por esse motivo os fiéis se chamam cristãos (Atos 11:26).

Estes três conceitos ou imagens da Igreja são o guia para todo cristão que deseja viver e servir na Igreja com alegria e temor de Deus.

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR