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"Em Antioquia, pela primeira vez, foram os discípulos chamados cristãos..."

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    A Igreja: O corpo místico de Cristo (Pirimeira parte)

    A Igreja: O corpo místico de Cristo 

    (Primeira parte)

    O mundo, com sua civilização e desenvolvimento está dirigindo-se para repetir o pecado da torre de Babel, ao passo que os cristãos, com sua fé e testemunho, estão continuando a construção do Corpo de Jesus Cristo. 

    Há um paradoxo (contraste) entre a torre de Babel e o Corpo de Cristo, a Igreja, pois a confusão das línguas em Babel defronta-se com a sua união no dia de Pentecostes.  Hoje em dia, a Igreja está enfrentando um desafio e uma aposta: ou a secularização do mundo, ou sua cristianização. A história humana procura construir torres com “o ápice no céu ”, ao contrário, o Cristianismo constrói a Igreja de Deus encarnado, descendo do Céu à Terra. 

    A Igreja, Nova Jerusalém, traz Deus à terra para revestir-se de nosso corpo, santificando nossa natureza humana nela, como disse uma vez Santo Irineu: “Deus tornou-se o que nós somos, a fim de que nós tornemo-nos o que Ele é”. 

    A história provou que o paganismo babilônico era, e ainda está sendo, a tentação da humanidade, ao longo dos tempos. A arrogância humana caracteriza as nossas civilizações contemporâneas. Queremos construir torres com o cimo no céu, para que sejamos deuses. Mas a experiência mostrou ao longo da história que os homens unem-se buscando sua grandeza, cuja realização torna-se razão de sua separação, como aconteceu antigamente na torre de Babel. A grandeza humana, infelizmente, é um cálice que embriaga o coração das nações , isto porque há diferença profunda no conceito da vida humana e da felicidade entre o “mundo” e a “Igreja”. 

    Perante essa realidade mundial, o coração do cristão canta as palavras dos filhos do Cativeiro: “junto aos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião ”. Estas lágrimas são uma graça purificadora. Não são lágrimas de submissão ou capitulação, mas sim de esperança e de arrependimento, que mostram a vitória do mistério da Igreja sobre o da iniquidade. 

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