O SANTO SÍNODO DO ANO DE 2014

 

1/8

         Convocado por Sua Beatitude João X, Patriarca de Antioquia e todo o Oriente, o Santo Sínodo reuniu-se de 1º a 4 de julho no Centro Patriarcal em Balamand. Participaram desta reunião todos os Arcebispos e Bispos do Trono Antioquino No oriente e na diáspora, com exceção dos Arcebispos de Aleppo, Paulo (Yazijy) por ter sido sequestrado, e  Constantino (Papastefanou), de Bagdá, por motivo de doença.

         A primeira sessão do Sínodo, por convite do Patriarca João X, foi assistida pelos Patriarcas do Oriente que também têm o título de “Patriarca de Antioquia”: das Igrejas Maronita, Melquita, Sirian Ortodoxa e Sirian Católica. Após a reunião emitiu-se uma declaração pelos Patriarcas sobre a situação atual e triste do Oriente Médio e o martírio que está sofrendo o povo da Síria, da Palestina e do Iraque.    Através desta declaração elevaram a voz para que prevaleça a palavra da paz, do amor, da convivência e do diálogo, ao invés do idioma da guerra, da morte, do assassinato e da destruição; sublinharam a importância do testemunho a Cristo, o vencedor da morte, nos tempos difíceis.

         Por fim, decidiu-se pela formação de uma comissão mista para tratar de diversas questões sobre o testemunho cristão no Oriente Médio e a necessidade de solidariedade em tempos de turbulência. Nas sessões subsequentes, Sua Beatitude João X apresentou um relatório sobre:

  • sua visita oficial à Igreja Ortodoxa da Rússia, na qual ele encontrou Sua Beatitude Kirill I, Patriarca de Rússia e autoridades eclesiásticas e políticas.

  • sua visita pastoral aos Emirados Árabes Unidos e Bahrein, onde passou pelas nossas paróquias, ouvindo as preocupações e desejos dos paroquianos, como, também, reunindo-se com as autoridades do governo.

 

            Logo em seguida os Padres do Santo Sínodo discutiram a situação atual das Arquidioceses do Patriarcado, tanto no Oriente, quanto na diáspora, e em comformidade com o que foi discutido, foram tomadas várias decisões dentre as quais:

  • A eleição de Sua Eminência Arcebispo Joseph Zihlawi, como Arcebispo Metropolitano de Nova York e de toda a América do Norte e Canadá, sucedendo o saudoso Metropolita Philip, adormecido em Cristo em 19/3/2014.

  • ) A concessão do título honorário de ”Metropolita” para Sua Eminência, o Arcebispo Nifon, representante do Patriarcado de Antioquia no Patriarcado de Moscou;

  • a formação de uma Comissão Sinodal para estudar as recomendações da Conferência Antioquina geral, realizada poucos dias antes do Santo Sínodo.

  • Após a renúncia do Arcebispo da Arquidiocese de Bagdá, Kuwait, Península Árabe e Dependências, Sua Eminência Constantino Papastefano, por causa de seu estado de saúde, os padres do Santo Sínodo decidiram modificar a formação da Arquidiocese para adequá-la à  situação da região geográfica e demograficamente.

 

        Ao final do Sínodo o Secretário-Geral do Santo Sínodo, Sua Excelência Bispo Efrem Malouli, fez leitura de uma declaração do Santo Sínodo que aborda  questões referentes à Síria, Líbano, Iraque, Palestina, e concluiu referindo-se ao testemunho das Arquidioceses Antioquinas na Europa, Austrália e nas Américas.

 

           Os Padres do Santo Sínodo convidaram todos os fiéis para continuarem a ser o "sal da terra" e o "fermento na massa" independentemente da sua localização e situação, enfatizando que a expressão da unidade antioquina realiza-se através da oração por nossos irmãos aflitos, deslocados e sequestrados, além do apoio financeiro que pudermos lhes oferecer por amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

     Em 4/7/2014 e após iniciativa do Arcebispo dom Damaskinos, o Cardeal Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo no Brasil acompanhado por sua eminência arcebispo maronita Dom Edgar Madi realizou uma visita pacífica para o Santo Sínodo do patriarcado de Antioquia no centro patriarcal em Balamand, onde conversou com Sua Beatitude Patriarca João X e alguns dos arcebispos do Santo Sínodo. A0pós isso, o cardeal fez uma turnê na Universidade de Balamnd onde encontrou seu presidente dr. Eli Salem, e posteriormente visitou o Instituto de Teologia e o Mosteiro de Nossa Senhora de Balamand, também participando de um almoço no Instituto de Teologia de Balamand, junto ao Patriarca e todos os padres do Santo Sínodo.

 

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic