Search
  • catedralortodoxa

O ÍCONE DA VIRGEM DE PORTAITISSA


Panagia Portaitissa

De acordo com a Tradição da Sagrada Igreja Ortodoxa, o ícone da Panagia Portaitissa estava em uma ocasião sob a posse de uma viúva em Nicea. Não desejando que o ícone caísse em mãos de iconoclastas e fosse destruído, ela passou toda uma noite em orações e depois lançou o ícone no Mar Mediterrâneo. O filho da viúva, tempos depois, foi para o Monte Athos onde tornou-se um monge e divulgou a milagre da “ferida sangrante” e de como o ícone havia sido colocado no mar.

Muito depois, o ícone foi resgatado do mar por um monge gregoriano chamado Gabriel (depois canonizado como um santo pela Igreja Ortodoxa), o qual estava trabalhando no Mosteiro de Iveron, no Monte Athos. Isto aconteceu na Terça-Feira da Semana de Luz (Semana da Páscoa) e é anualmente comemorado nesse dia (desde então fixado na data de 31 de março). O ícone foi levado ao katholikon (igreja principal) do mosteiro, do qual leva o seu nome.

A tradição conta que no dia seguinte, quando os monges entraram na igreja, não encontraram o ícone. Depois de muito buscar, descobriram o mesmo pendurado nos portões do mosteiro. Esse fato ocorreu muitas vezes, até que São Gabriel contou que ele havia tido uma visão de Theotokos, onde ela revelava que não queria ser guardada pelos monges mas, sim, queria ser Protetora deles.

Então, o ícone foi instalado permanentemente acima dos portões do mosteiro, onde permanece até os dias atuais. Em razão disto, o ícone passou a ser chamado Portaitissa, ou, “guarda dos portões”. Não foi um novo título atribuído à Virgem Maria, pois vem de um verso do Akhatistos à Mãe de Deus: “Alegrai-vos, ó Abençoada Guarda dos Portões, que abre as portas do Paraíso para os justos”.

Monges e monjas ortodoxos em todo o mundo sempre colocam o ícone de Theotokos Iverskaya nos portões de seus mosteiros. Também é comum nos Templos Ortodoxos (igrejas) colocar um ícone de Theotokos Portaitissa no lado interior do iconostácio, sobre as Portas Sagradas, fazendo face ao altar.

#VIRGEMMARIA

105 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic