Search
  • catedralortodoxa

O ÍCONE DA VIRGEM DE ESFAQUEADA


Um ícone do 14º século, encontra-se no Mosteiro Vatopedi em Monte Athos, em uma capela dedicada a São Dimitrios. Foi chamado de “esfaqueada” a partir do seguinte acontecimento:

Um sacristão que tinha a responsabilidade de cuidar da igreja e das ordens eclesiásticas, sempre chegava atrasado para o horário da comida. Uma vez, atrasado e exausto por causa de longo serviço, O cozinheiro irritado recusou a dar-lhe qualquer alimento, e lembrando-lhe que ele deveria vir no tempo se quisesse comer. Ofendido e enfurecido, o sacristão foi para a Igreja novamente, e diante do Ícone da Mãe de Deus, ele gritou blasfemando: "Por quanto tempo devo continuar a servi-la? Tenho trabalhado demais, nem sequer importa se tenho ou não alguma coisa para comer!" e esfaqueado ícone da Virgem Maria na bochecha direita com uma faca. De repente, O sangue jorrava onde o ícone foi esfaqueado, e o sacristão ficou cego, e caiu na frente do ícone, todo tremendo como se fosse o Caim.

Por três anos, o sacristão viveu em profundo arrependimento, orando com lágrimas e suplicando a Virgem Maria para que Ela o perdoe. Finalmente, nossa Senhora perdoou seu sacrilégio curando sua vista, mas por exemplificação, Ela puniu sua mão com a qual ele a esfaqueou. Sendo assim, três anos após a morte do sacristão, seus ossos foram descobertos, de acordo com o costume do Monte Athos. Seu corpo tinha decomposto, mas sua mão direita permaneceu intacto (incorruptível), sendo inteiramente preta. Esta mão é preservada até hoje no Mosteiro em memória do insondável amor da Mãe de Deus.

#VIRGEMMARIA

41 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic