Search
  • catedralortodoxa

O ÍCONE DA VIRGEM DE BALAMAND


Este ícone, segundo a Tradição Ortodoxa, é milagroso, sendo venerado com muita fé pelos habitantes locais, que consideram a Virgem de Balamand como a Protetora de toda aquela extensa região.

É um ícone do Século XIV, mais especificamente 1318, o qual encontra-se no Mosteiro de Balamand, um dos mais importantes e ancestrais do Oriente, colocado à esquerda do iconostácio no interior de um nicho protegido por um painel de vidro, na Igreja de Nossa Senhora que está no interior do mosteiro.

Neste ícone, a Santíssima Virgem apresenta-se com o semblante sereno, terno, inspirando calma e paz. Neste ícone, o olhar da Virgem direciona-se para o espectador. Já o semblante de Cristo, embora marcado por feições infantis, tem o formato de uma cabeça de adulto e denota uma visão de sabedoria.

O menino Jesus está sentado em glória sobre o braço esquerdo de sua Mãe, que O ampara. Seu braço, aqui, é como um trono simbólico. Com sua mão direita, a Theotokos indica seu filho, sinalizando ser ele o Caminho, a Verdade e a Vida. Este tipo de ícone é denominado como “Hodighitria”, significando “aquele que dirige, guia, mostra o caminho da verdade”. Jesus porta em sua mão esquerda um pergaminho, enquanto, com sua mão direita, abençoa.

Ao redor das cabeças de ambos é possível perceber um halo de luz, indicando Sua santidade. Sobre a fronte e os ombros da Mãe de Deus, cintilam estrelas, representando.......

A Santa Virgem usa vestes em tom azul safira, significando........... e, sobre estas, um manto de cor carmim, representando........; já o menino Jesus aparece com uma veste oriental em cor clara, a cintura enlaçada por um tecido vermelho e sobre estes um manto dourado, indicando.............

A Virgem e o menino Jesus acham-se ladeados, no cimo do ícone, por dois anjos, ambos tendo em suas mãos pergaminhos abertos com inscrições.

#VIRGEMMARIA

115 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic