Search

O ÍCONE DA VIRGEM DE AXION ESTIN


Nossa Senhora Axion Estin

O nome do Ícone “Axion Estin” que significa “É justo em verdade” é ligado ao hino dedicado a Virgem Maria na Divina Liturgia.

Segundo a tradição, um abade vivia com seu discípulo em uma cela no Monte Athos. Na noite de 11/6/982, o abade saiu para celebrar uma Vigília no supracitado santuário, pedindo a seu discípulo que cantasse o serviço das matinas sozinho. Naquela noite, um monge visitante que chamava a si mesmo de “Gabriel”, visitou o monge, pedindo passar aquela noite na cela com ele.

Chamando-o a participar consigo das matinas, durante a missa, o discípulo começou a cantar perante o ícone da Panagía o famoso cântico: "mais venerável que os Querubins...". A seguir, o visitante cantou o mesmo cântico de um modo que o discípulo nunca tinha ouvido anteriormente "É justo em verdade glorificar-te, ó Mãe de Deus, Sempre Bem-Aventurada e Imaculada Mãe de nosso Deus;".

Ao ouvir isso, o discípulo pediu ao monge para lhe escrever as palavras do novo hino, e como não tinha papel, ele pegou uma telha e escreveu sobre ela com o dedo, como se a telha fosse feita de cera. Naquele momento, o visitante (que era na verdade o Arcanjo Gabriel) desapareceu, e o ícone da Mãe de Deus começou a exalar um perfume.

O ícone da Virgem Maria foi transferido para o santuário principal “Protaton” em Caries, a Capital do Monte Athos na Grécia, onde está situado num lugar alto.

Desde então, o ícone foi considerado o protetor do Monte Athos e seus monges.

Sua celebração anual é comemorada aos dias 11 de junho e 13 de julho.

#VIRGEMMARIA

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR