Search
  • catedralortodoxa

Festa da Colocação do Cinto da Mãe de Deus em Chalcopratia


A colocação do Venerável Cinto da Mãe de Deus em Chalcopratia, bairro de Constantinopla aconteceu durante o reinado do imperador Teodósio, o Jovem. Antes disso os cristãos em Jerusalém celebravam a relíquia sagrada, confiada ao apóstolo Tomé pela própria Virgem Maria.

No reinado do imperador Leão, o Sábio (886-911 d.C.), sua esposa Zoe foi afligida por um espírito maligno, e ela pediu a Deus que a curasse. Teve ela, então, uma visão na qual viu que ficaria curada se o cinto da Mãe de Deus fosse posto sobre seu corpo. O imperador pediu, pois, ao Patriarca para retirar a relíquia do cofre em que estava guardada. O Patriarca removeu o selo e abriu o cofre e o cinto não havia sofrido os efeitos da passagem do tempo. Colocado o mesmo sobre a imperatriz, foi ela imediatamente liberta de seu mal. Eles cantaram hinos de ação de graças à Santíssima Mãe de Deus, e, em seguida, eles recolocaram a relíquia no cofre, selando-o novamente.

Em comemoração ao milagre e à dupla colocação do venerável Cinto, foi estabelecida a Festa da Colocação do Venerável Cinto da Santíssima Mãe de Deus. Peças do Cinto estão no mosteiro Vatopedi, no Monte Athos, no Mosteiro de Trier, e na Geórgia.

Troparion (tom 8)

Ó Mãe de Deus, Sempre Virgem, protetora da humanidade; deixaste um poderoso legado a teu povo: a veste e o cinto de teu venerável corpo, que permaneceu incorrupto por tua gravidez sem semente. Por ti o tempo e a natureza foram renovados! Por isso, a ti imploramos: Dá a paz a teu povo, e às nossas almas a grande misericórdia.

#VIRGEMMARIA

44 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic