Search

PAI NOSSO PARTE 11 “ E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO ”


PAI NOSSO PARTE 11 “ E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO ”

Esse pedido é estranho! Como um Pai misericordioso permite que seus filhos caiam em tentação? A Bíblia nos conta sobre Abrão e Jó, os quais Deus permitiu que passassem por várias tentações dolorosas e duras, para nos mostrar sua fé ardente e confiança firme em Deus , Sendo assim, devemos entender a razão pela qual Deus permite as tentações sob a luz dos seguintes versículos das Escrituras: “O Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma” (Deuteronômio 13:3), e: “O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência, odeia a sua alma” (Salmos 11:5).

A palavra “tentação” na língua grega é “pirasmós”, e tem o sentido de “prova” ou “exame”, e neste contexto, nos tempos das tentações, Deus examina a nossa vontade e liberdade, pois o corajoso é identificado nos tempos difíceis e não nos fáceis. O sincero prova a sua sinceridade quando ele poderia trair, mentir e enganar, mas escolhe ficar fiel até o fim, O homem bom não será honesto se ele não escolher o bem nos tempos ruins. As dificuldades, então, experimentam a nossa vontade e provam a nossa virtude.

Consequentemente, crer em Deus nos momentos confortáveis é fácil, mas optar por ficarmos com Ele quando sentimos como se Ele estivesse ausente é a verdadeira fé. Dessa forma, Deus examina nossa vontade para instigar-nos a escolher o bom caminho, O Novo Testamento dá uma descrição clara das tentações de Jesus Cristo, sua crucificação injusta, o afastamento de seus discípulos e sua dúvida, a traição de Judas, a sublevação do povo que tanto amou contra Ele. Mas a Bíblia nos ensinou também a maneira como Jesus enfrentou sua tentações: com amor, perdão, humildade, fé fervorosa e a absoluta entrega de si mesmo à vontade de Deus Pai: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46).

Nós, por sermos fracos, temos o temor de perder nossa esperança, de que nossa fé se abale, de que nosso amor se acabe, e por isso exclamamos a Deus: “não nos deixeis cair em tentação”, sozinhos, sem teu auxílio e apoio, Durante a nossa vida cairemos em muitas tentações e provações, talvez duras e dolorosas, como doenças, morte, acidente, infortúnios, etc., e deveremos enfrentá-las como exatamente Jesus enfrentou as suas, tendo a consciência de que Deus estará sempre ao nosso lado, como nos disse o apóstolo Paulo: “Fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13).

Amém.

#cataquezar #domromanos #palavradasemana

0 views
  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager