Search
  • catedralortodoxa

PAI NOSSO PARTE 9 “ PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ”


“ PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ”

Como já dissemos, o primeiro ponto ensinado por Cristo nesta oração é que nosso vínculo com Deus e com os homens ao meu redor é familiar, tendo Deus como Pai celestial de todos, e nós como irmãos. E por isso, para preservar este elo familiar e manter sua unidade, Jesus nos ofereceu o remédio do “perdão”. Enquanto as sociedades falam de “legalidade e justiça”, o Cristianismo impõe o perdão. Essa é a tragédia de nossa época, e de cada época: a perda da força e da beleza espiritual do perdão.

Na primeira parte desta petição , pedimos a Deus que perdoe nossas ofensas, ou seja, nossos pecados. Então, qual é o significado de pecado para com Deus e do perdão? Muitas vezes não compreendemos o significado real de “pecado”, considerando-o unicamente como uma violação de um dos mandamentos divinos, algo que provoca Deus a nos castigar, como se Ele fosse apenas um juiz justo, mas não é assim.

Pecado é excluir Deus como Pai , e rejeitar seu amor e carinho paternos, vivendo em isolamento, longe Dele. Na parábola do Filho Pródigo o que entristeceu o coração do Pai foi a partida de seu filho, que ofendeu seu pai, privando-o de sua presença como filho. A maior ofensa para com Deus é a desconsideração de seu amor. O pecado do filho pródigo é o mesmo pecado de Adão, que queria viver e fazer planos para si mesmo isolando Deus de sua vida , Nosso próprio pecado é alegar que somos filhos de Deus enquanto nossos corações estão vazios do amor a Ele.

Nesse contexto , qual é o significado do perdão ? Como vemos na parábola de Filho Pródigo”, seu pecado foi perdoado com seu retorno aos braços de seu Pai para viver com Ele como filho. É o mistério da “filiação perdida” e da “paternidade ferida”, o que se chama na literatura cristã de “penitência”.

O perdão de Deus para nós, então, não é somente excluir alguns pecados que nós tenhamos praticado violando Sua lei, mas é uma reconciliação e recuperação de nosso relacionamento e vínculo paternal com Deus.

“ Perdoai as nossas ofensas ” quer dizer , em forma de oração : “ Pai, afasta de nossas vidas e de nossos corações todo obstáculo que possa afetar ou ocultar tua paternidade para conosco e nossa filiação a ti, para que vivamos felizes contigo, para que tu sejas nossa felicidade.”

Amém.

#cataquezar #domromanos #palavra2015 #palavradasemana

25 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic