Search

PAI NOSSO PARTE 8 “ O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE ”


“ O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE ”

Aqui , “pão” não significa simplesmente o pão material e o alimento em geral, mas tudo o que for necessário para desenvolver nossa vida e fortalecer nossa existência , O pão é o símbolo da vida, quem não come morre. Mas Deus o concedeu ao homem não somente para garantir sua sobrevivência física, mas para que o homem desenvolva-se à Sua imagem e semelhança, É por isso que Jesus disse no Evangelho, um pouco antes de ensinar o “Pai Nosso”: “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber” (Mateus 6:25). E em outra passagem Ele disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).

Claro que não é errado pedir alimento a Deus, mas segundo o contexto desta oração que fala sobre o Reino de Deus e sua vontade, é mais conveniente pedir o pão essencial da vida, o pão do Reino, isto é, o Corpo e o Sangue de nosso Salvador Jesus Cristo, como o mesmo ensinou: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará... Eu (Jesus) sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome...”. (João 6:27, 35). Consequentemente, o sentido mais profundo do termo “pão” nesta oração é aquilo que constitui, desde os primeiros dias do Cristianismo, o mistério mais elevado da Igreja, que os cristãos chamam de “Eucaristia”.

Ao falar do pão nosso “ de cada dia ” nos lembramos de que o pão , tanto o material quanto o espiritual, é também para os nossos irmãos, e este pão une os cristãos na pessoa de Jesus Cristo, como lemos no Evangelho: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações... perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração” (Atos 2:42,46), A expressão “partir do pão” não tem somente um sentido místico, mas também significa a partilha dos bens materiais.

“Nos dai hoje”: a fonte de todo bem, seja qual for sua natureza, é o próprio Deus, seu amor, sua preocupação por nós, seu interesse em nós - tudo provêm de nosso Pai celeste.

Amém.

#cataquezar #domromanos #palavra2015 #palavradasemana

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR