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Santo Profeta Joel (séc. VI a.C), 19 de Outubro


Santo Profeta Joel foi o primeiro profeta que deixou anotações de suas pregações, Ele profetizava em Judá durante os reinados de Joás e Amasias, cerca de 800 anos antes de Cristo, Chamava-se a si mesmo de Petuel, Eram tempos de tranqüilidade e bonança, Jerusalém o Sion, o templo e os serviços religiosos estavam constantemente na boca do profeta Porém, nas catástrofes sofridas por Judá (uma seca e, sobretudo, um terrível ataque de gafanhotos) o profeta viu o início do juízo de Deus caindo sobre o povo judeu, O principal vício combatido pelo profeta era o cumprimento formal, sem verdadeiros sentimentos, dos rituais religiosos e das leis. Naquele tempo, o piedoso rei Joás esforçou-se para restabelecer a religião em Judá, alcançando apenas êxito parcial, O proveta previu um crescimento das superstições pagãs e o subseqüente castigo divino e chamou o povo hebreu a um sincero arrependimento, dizendo: «Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal» (Jl 2, 12-13), Freqüentemente, numa mesma visão profética se juntavam acontecimentos de distintos séculos, próximos porém, no plano religioso, Assim, por exemplo, o juízo divino sobre o povo judeu se junta, em sua visão, com o juízo universal do fim dos tempos, Antes, porém, do juízo final dar-se-á a descida do Espírito Santo e a renovação espiritual do povo de Deus. O apóstolo São Pedro lembrou esta profecia no dia da descida do Espírito Santo, durante a festividade de Pentecostes, O profeta Joel falava sobre os seguintes temas: a) o ataque dos gafanhotos (1,2-20); b) a aproximação do Dia do Senhor (2,1-11); c) o chamado ao arrependimento (2,12-17); d) a misericórdia divina (2,18-27); e) a renovação espiritual (2,28-32); o juízo sobre todos os povos (3,1-17); e a bênção divina por vir (3,18-21).

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