Search

São Simeão Estilita, O Antigo , 01 de Setembro

​​

Nestes tempos floresceu e se tornou ilustre Simeão, de santa e famosa memória, que deu origem aocostume de ficar de pé no topo de uma coluna, ocupando um lugar pequeno de apenas dois cúbitos de circunferência. Domnus era então Bispo de Antioquia; e ele, visitando Simeão, e estupefato com a singularidade de sua posição e de seu modo de vida, desejou uma maior interação mística. Eles se encontram de comum acordo, e tendo consagrado os santos dons, ministraram um ao outro a comunhão vivificante. Este homem, querendo realizar na carne a existência das hostes celestes,elevou-se acima das preocupações mundanas, e, sobrepujando a tendência descendente da natureza humana, dirigiu sua intenção para as coisas do alto: colocado entre a terra e os Céus, entrou em comunhão com Deus, e se uniu com os anjos na adoração a Ele; da terra, oferecia suas intercessões por toda a humanidade, e dos Céus, derramava sobre eles o favor divino. Simeão prosseguiu nesse modo de vida por cinquenta e seis anos, nove dos quais ele passou no primeiro mosteiro, onde foi instruído no conhecimento divino, e quarenta e sete em Mandra[...].''

Cf. Evagrius Scholasticus, História Eclesiástica -- Livro I, Capítulo XIII: Simeão o estilita.5

Tropário

Ó Simeão, pai justo, tu tornar-se uma coluna de paciência e destacar como os antepassados​​:

Jó em seus sofrimentos, José na tentação, e foste na carne como os desencarnados, Intercede junto a Cristo, nosso Deus, para que Ele salve as nossas almas.

Kondákion

Enquanto procurava o reino dos céus foste unido à humanidade na Terra, Tua coluna era um carro de fogo e tu um companheiro dos anjos, Ó Simeão, justo, intercede junto a Cristo, nosso Deus, por todos nós.

#avidadossantos #cataquezar

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR