Search

São Tatiano Doulas,15 de Junho


Por volta do ano 310, o prefeito de Silícia, chamado Máximo, presidiu um tribunal. O primeiro dos presos que foi trazido à sua presença era um cristão muito conhecido na região, que havia sido detido por causa de sua fé. Quando solicitado a se apresentar e informar quem era, ele disse que se chamava Tatiano, apesar de que todos os seus conhecidos o chamavam Dulas.

Como se recusasse a adorar os deuses pagãos, um juiz ordenou que fosse espancado até que “voltasse à razão”.

Posteriormente, foi submetido a um rigoroso interrogatório durante o qual o santo manteve-se num elevado espírito de dignidade e integridade, e não hesitou em denunciar os deuses pagãos como pedaços de madeira e de pedras trabalhados por mãos do homem.

Ante tal provocação o juiz, profundamente indignado, ordenou que fosse açoitado no ventre e, em seguida, assado sobre em um grill. Mas, nem mesmo aquelas horríveis torturas dobraram o confessor, no dia seguinte, quando novamente foi trazido ao tribunal, retomou as suas críticas aos deuses, e sua ousadia foi punida com novas formas de tortura, Logo depois foi pendurado pelos braços e teve sua carne rasgada com ganchos de aço.

No dia seguinte, Máximo devia regressar a Tarso, e tinha dado ordens para que todos os prisioneiros cristãos seguissem acorrentados a sua comitiva, mas Dulas, completamente esgotado pelos seus sofrimentos, caiu morto enquanto a caravana se pôs em marcha. Seu corpo foi jogado numa vala e, mais tarde, descoberto pelo cão de um pastor, Os cristãos o recolherem, dando-lhe uma digna e honrosa sepultura.

#avidadossantos #cataquezar

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR