Search
  • catedralortodoxa

A Verdade Ortodoxa (Parte 1)


A Verdade Ortodoxa

(Parte 1)

A palavra “fé” é utilizada entre aqueles que creêm em Deus, mas também por aqueles que não creêm. Por exemplo, escutamos a frase “fé na humanidade”, ou “tenha fé em si mesmo”. O que as pessoas querem realmente dizer quando utilizam a palavra “fé”? Há duas maneiras de encarar a fé.

Na primeira, fé é reconhecer que algo é real, verdadeiro, genuíno e com valor. É possível ter esse tipo de fé em coisas que extrapolam o entendimento humano, por exemplo – “fé em Deus”. Em outra maneira, fé é um sentimento de confiança e crédito. Em sua vida, você pode experimentar esse tipo de fé quando se vê frente à uma dificuldade; você tem fé em si mesmo, para enfrentar um desafio.

No que concerne a Deus, essa segunda maneira de entender a fé revela que você não meramente crê em Deus – em Sua existência, bondade e verdade; você crê em Deus, confia em Sua Palavra, conforta-se em Sua onipresença e apoia-se em Suas promessas.

O Credo Niceno-Constantinopolitano, também chamado de Profissão de Fé, começa por ”CREIO”. A partir dessa palavra, entramos na substância de nossa fé. Expressamos à ambas circunstâncias da fé – primeiro, que Deus é real, e segundo que cremos e confiamos em Sua presença e em Suas promessas.

Nas lições desta Unidade, que exploram o Credo Niceno-Constantinopolitano, vamos examinar tudo aquilo em que depositamos nossa crença, como Cristãos Ortodoxos.

Creio em Um Só Deus, Pai Onipotente, Criador do céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em Um Só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz de Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro; gerado e não criado, consubstancial ao Pai, por quem tudo foi feito. O qual, por nós homens e para nossa salvação, desceu dos Céus e se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria e se fez homem. Por nós foi crucificado, sob Pôncio Pilatos padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e subiu aos Céus e sentou-se à direita do Pai. E novamente virá com glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor Vivificante, que do Pai procede e que, com o Pai e o Filho, juntamente é adorado e glorificado, e que falou pelos profetas. E na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só Batismo, para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos e a vida do século futuro. Amém.

Creio em Um Só Deus, Pai Onipotente, Criador do céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Deus é o criador de tudo – plantas, animais, humanos, assim como o céu e os anjos. O céu é frequentemente imaginado como um lugar.

Na verdade, essa é a ideia que vem à mente pelas palavras que encontramos no Credo. Mas, depois, acabamos por concluir que o céu é simplesmente onde Deus está; é uma outra dimensão da existência. Pelo salmista David nós entendemos que Deus é onipresente: “Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Ou onde poderia fugir da Tua Presença? Seu eu subir aos céus, lá estás! Se fizer a minha cama no inferno, lá estás!” (Salmos, 139:7-8).

Chegamos à compreensão de que Deus criou todas as coisas em nome do amor. Ele deu à Adão e Eva o Paraíso, o Jardim do Éden, como um lugar para viverem. Do mesmo modo que o amor busca a união e um homem e uma mulher buscam estar casados, Deus deseja viver em união com a humanidade. A existência humana é o ponto culminante da criação de Deus. Fomos criados para vivermos em união com Ele, para todo o sempre.

Linha de Vida

A beleza da natureza tem levado as pessoas a pensar em Deus e, por consequência, muitos adquiriram a fé Nele. Diz-se que o pensamento e a ação de graças levam à adoração. Na próxima vez que você for se preparar para a Liturgia, peça ao Espírito Santo que abra os teus olhos para a maravilha da criação de Deus e lembre-se de oferecer tua ação de graças.

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#cataquezar #cataqueseortodoxa #nossafé

610 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic