Search

A EFICÁCIA DA ORAÇÃO E A FORÇA DA CRUZ


A EFICÁCIA DA ORAÇÃO E A FORÇA DA CRUZ

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” Mateus 7:7

Essas palavras de Jesus Cristo nos incentivam a crermos inabalavelmente e colocar com confiança nossa esperança em Deus.

Sem dúvida, a oração tem sentido mais amplo do que algumas suplicas que nos dão um conforto psicológico. Jesus Cristo enfatizou em suas palavras e ações que insistíssemos em nossa oração dizendo: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-sevos-á”. Jesus confirmou a seus discípulos que as coisas que obstinam-se precisam de um só cominho: Jejum e oração.

Quando os discípulos pediram a Jesus que lhes ensinasse a orar, Ele disse: “Pai nosso ...”, fazendo-os compartilhar com Ele a oração como irmãos. Sendo assim, nós rezamos com Jesus a Deus Pai como seus próprios irmãos. Então, a oração não se resume a algumas palavras e textos que lemos na igreja ou em nossa vida pessoal, mas um relacionamento íntimo com Deus como pai e filhos. A partir disso, nossa oração será eficaz como a de Jesus, à medida que imitamos seu relacionamento filial com Deus Pai.

A imagem mais expressiva da oração de Jesus no Evangelho é aquele no Getsêmani: “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” Lucas 22:44 .

A força da oração de Jesus e sua posição central no coração de Deus Pai provêm de seu sacrifício na cruz pelos outros, emanam de seu amor sem precedentes de dar sua vida inteira por seus amados, obedecendo seu pai até o final “E, indo (Jesus) segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade” Mateus 26:42.

Assim rezavam os santos e justos como diz o apostolo Tiago: “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tiago 5:16. A palavra “Justo” não tem um significado filosófico, mas significa exatamente a pessoa que ama sem limites, sacrifica-se por outros, compartilha seus sofrimentos sentindo seus padecimentos como se fossem os seus próprios, elevando seu coração a Deus com uma oração calorosa por eles, A oração fria é como o “abortivo" nasce morta, diz Santo Efrém o Síro.

“ Deus pode suscitar das pedras filhos a Abraão ” .Lucas 3:8.


Nós não rezamos somente por nós mesmos.Nossa responsabilidade é fazer oração por tudo e por todos os que estão ao nosso redor.

Nossa oração a Deus consegue realizar o que não conseguem as nossas ações. Infelizmente, nós não nos colocamos em oração quando todas as nossas tentativas falham!! Nos refugiamos em soluções ou em ajudas humanitárias que às vezes provavelmente nos conduzem ao desespero. Jesus nos ensinou que ao sermos incapazes de enfrentar as dificuldades, devemos recorrer à oração “tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis”. Mateus 21:22.

Quando as adversidades se intensificam, devemos nos dirigir à oração fervorosa. Ao mesmo tempo, quando as provações dos outros aumentam, nosso coração deve-se inflamar com oração a Deus Pai por eles. A oração é capaz de mudar a face do mundo, se nós a fizermos com fé verdadeira. Essa é nossa missão cristã, compartilhamos com os homens as suas necessidades, amando-os e elevando-os em nossa oração a Deus Pai, como exatamente Jesus quis para nós. Amém.

Voltar , Baixar ot texto em formato PDF

#cataquezar #domromanos #palavra2015 #palavradasemana

0 views
  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager