Search

A Igreja: O corpo místico de Cristo (Segunda parte)


A Igreja: O corpo místico de Cristo

(Segunda parte)

O conceito de Igreja, para um grande segmento dos filhos da Igreja, não ultrapassa os limites de uma concentração humana, organizada e social, isto é, um grupo unido por algumas doutrinas e rituais. Porém a Bíblia retrata a Igreja como “mistério” que ficou oculto na vontade e mente de Deus, até que fosse revelado por Jesus Cisto, e continua a realizar-se gradualmente pelo Espírito Santo até o término dos tempos .

O mistério da Igreja é uma comunhão (divino - humana). Ele é um dom procedente do Céu. O amor humilde de Deus e vindo do alto, eleva os corações dos homens ao Céu de onde provém, para que nós vivamos como Deus vive.

A ética e sociologia não ocupam o centro principal da Igreja, como se dá nas demais religiões. A união do homem com Deus forma o centro da Igreja, que dirige nossa natureza humana à santificação, passando pela Santa Cruz de Jesus.

Nós somos Corpo de Jesus Cristo, isso significa que nós, como homens, vivemos por seu sangue (a Eucaristia), vivendo em sua vida. O Apóstolo Paulo diz que nós “somos membros do seu corpo ”, isto significa que a vida de Jesus insinua-se em nós como o mesmo Apóstolo diz: “vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim ”.

“Membros de seu corpo” significa nossa união com Jesus, mística e espiritualmente, cada membro pessoalmente. A saúde e a dor de cada um dos membros são a saúde e a dor do corpo inteiro e vice-versa. Nenhum membro pode ser abandonado por outro, como diz o salmo: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união ”. O livro dos Atos dos Apóstolos enfatiza principalmente a unidade dos cristãos: “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas ”.

A Igreja é “Comunhão dos Santos” não porque Ela congrega homens santificados, mas por que dentro dela unem-se pecadores com a única fonte da santificação, Jesus Cristo. É por isso que cantamos na divina liturgia: “Os Santos Dons (Corpo e sangue de Cristo) para os santos (nós) ” e nós respondemos: “Um só é Santo, um só Senhor, Jesus Cristo, na glória de Deus Pai. Amém”.

Voltar, Baixar ot texto em formato PDF

#cataquezar #domromanos #palavra2014 #palavradasemana #palavradezembro

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR