Search
  • catedralortodoxa

GUIA PARA OS ACÓLITOS (Quinta parte)


GUIA PARA OS ACÓLITOS

(Quinta parte)

PARTES PRINCIPAIS DE UMA IGREJA ORTODOXA

O Narthex é uma das três principais divisões arquitetônicas de uma Igreja Ortodoxa. Seu objetivo é oferecer um ponto onde o fiel pode preparar-se para a Divina Liturgia, que é uma celebração do Reino de Deus. Historicamente, as paredes do Narthex eram cobertas com murais retratando cenas do Velho Testamento. Hoje em dia, neste espaço normalmente encontramos:

1- Um relicário em forma de ícone;

2- Local para os fiéis acenderem velas.

A Nave, maior área da edificação, é o local onde os fiéis rezam e assistem a Divina Liturgia. Em suas paredes podem ser encontrados ícones com cenas do Novo Testamento, os quatro Evangelistas e outros Santos. Sobre as entradas da Nave, Cristo, abençoando com os braços abertos.

A Solea, área elevada defronte ao Iconostácio em toda a sua amplitude, forma o braço mais curto da forma de cruz constituída pela edificação. Ali podem ser vistos:

3- O Trono Episcopal;

4- A Tribuna do Cantor.

O Iconostácio, uma partição ornada contendo ícones, separa o Santuário da Nave. A abertura central, conhecida como Porta Real, somente pode ser utilizada pelo Clero, durante os serviços. Simboliza a entrada para a Sepultura de Cristo. As portas norte e sul provêm acesso ao interior do Santuário.

Teologicamente, as portas norte e sul servem para recordar que “Ele colocou sentinelas nas portas da casa do Senhor, para que não entrasse ninguém que de alguma forma estivesse impuro” (Cronicas 2, 23:19). Por esta razão, sobre elas podem ser vistos os ícones dos Arcanjos Miguel e Gabriel, como guardiães do Reino de Deus.

Os ícones no Iconostácio são colocados na seguinte ordem, da esquerda para a direita: o Patrono da Igreja, Theotokos segurando Cristo menino, Nosso Senhor Jesus Cristo e São João Batista. Se o Iconostácio é suficientemente largo, pode conter mais ícones.

O Santuário é a terceira maior divisão de um templo ortodoxo e corresponde ao Sanctum Santorum do Velho Testamento. É considerado a área mais sagrada da igreja, porque o próprio Corpo e Sangue de Cristo é preparado e oferecido aos fiéis sob a forma da Sagrada Eucaristia.

O Santuário contém o Altar, onde repousam o Evangelho, uma Cruz para bênçãos, Candelabros, uma Luz Permanente e o Tabernáculo. Os ícones, aí, retratam a Theotokos e Cristo menino.

ORAÇÃO DO ACÓLITO

A ser efetuada no início do Ano Litúrgico:

† Em nome da Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Eu, (nome do acólito), acólito da Igreja Ortodoxa de (nome do Santo), solenemente prometo servir a Deus, piedosamente, com obediência e respeito. Permita que nada me separe de Ti, Senhor. Se eu fraquejar em minha fé, fortifica-me. Ajude-me a devotar-me aos Sagrados Dons. Guia-me para o caminho que leva ao Seu Reino. Ensina-me a ser melhor cristão, para que eu possa usar os paramentos de acólito com merecimento e humildade. Minha oração é para servir-Te em todos os meus pensamentos, palavras e ação, tornando-me um sempre melhor ortodoxo para ser testemunha de Tua glória. Porque bendito é o sagrado nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#cataquezar #cataqueseortodoxa #nossafé

224 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic