Search

GUIA PARA OS ACÓLITOS (Terceira parte)


GUIA PARA OS ACÓLITOS

(Terceira parte)

B- ITENS DO ALTAR

Os paramentos de acólito:

O paramento que você utiliza simboliza seu compromisso com o serviço da Igreja, como acólito. Você deve tratá-lo com respeito e cuidado para que dure e esteja apresentável quando você trabalha. Quando for deixar o trabalho, você deve certificar-se de que o paramento esteja dobrado ou pendurado em um cabide, para que não fique enrugado. Se sentir que ele necessita reparos ou limpeza, deve falar a respeito com o sacerdote ou o sacristão.

As velas:

As velas são o que você mais usa no momento das procissões, leituras e serviços especiais. As velas que você conduz também simbolizam a luz de Cristo brilhando para aqueles que creem Nele. Não se deve brincar com elas, nem movê-las de um lado a outro. Quando você estiver imóvel, na maior parte do tempo é aceitável repousar o bastão que suporta a vela no chão.

Quando estiver em pé com as velas em você sempre estará fazendo face ao Altar. Lembre-se, você nunca deve colocar-se de costas para ao Altar ou para o celebrante, o que seria considerado uma atitude de desrespeito.

Em qualquer procissão, as velas sempre precedem.

Cruzes e Ripidions da Procissão

As cruzes e os ripidions utilizado na procissão normalmente são localizados atrás do Altar Sagrado. São utilizados na Grande Entrada e em ocasiões e serviços especiais. A Cruz tem duas faces. A primeira com um ícone de Cristo crucificado sobre a Cruz. Esta face deve ser utilizada nas procissões realizadas em dias de semana.

A outra face tem o ícone de Cristo ressuscitado. Esta face deve sempre ser utilizada aos domingos. Isto deve-se ao fato de que, aos domingos, nós celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Em uma procissão, a Cruz sempre precede o turíbulo e os ripidions ficam à frente da Cruz e atrás das velas. Entre dois ripidions somente a Cruz pode estar.

Os Estandartes.

Os estandartes, usualmente colocados na sólio, atrás do iconostácio, somente são utilizados para dias festivos e ocasiões especiais. O celebrante avisará quando eles devem ser usados.

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#cataquezar #cataqueseortodoxa #nossafé

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR