Search

A Igreja: O corpo místico de Cristo (Pirimeira parte)


A Igreja: O corpo místico de Cristo

(Primeira parte)

O mundo, com sua civilização e desenvolvimento está dirigindo-se para repetir o pecado da torre de Babel, ao passo que os cristãos, com sua fé e testemunho, estão continuando a construção do Corpo de Jesus Cristo.

Há um paradoxo (contraste) entre a torre de Babel e o Corpo de Cristo, a Igreja, pois a confusão das línguas em Babel defronta-se com a sua união no dia de Pentecostes. Hoje em dia, a Igreja está enfrentando um desafio e uma aposta: ou a secularização do mundo, ou sua cristianização. A história humana procura construir torres com “o ápice no céu ”, ao contrário, o Cristianismo constrói a Igreja de Deus encarnado, descendo do Céu à Terra.

A Igreja, Nova Jerusalém, traz Deus à terra para revestir-se de nosso corpo, santificando nossa natureza humana nela, como disse uma vez Santo Irineu: “Deus tornou-se o que nós somos, a fim de que nós tornemo-nos o que Ele é”.

A história provou que o paganismo babilônico era, e ainda está sendo, a tentação da humanidade, ao longo dos tempos. A arrogância humana caracteriza as nossas civilizações contemporâneas. Queremos construir torres com o cimo no céu, para que sejamos deuses. Mas a experiência mostrou ao longo da história que os homens unem-se buscando sua grandeza, cuja realização torna-se razão de sua separação, como aconteceu antigamente na torre de Babel. A grandeza humana, infelizmente, é um cálice que embriaga o coração das nações , isto porque há diferença profunda no conceito da vida humana e da felicidade entre o “mundo” e a “Igreja”.

Perante essa realidade mundial, o coração do cristão canta as palavras dos filhos do Cativeiro: “junto aos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião ”. Estas lágrimas são uma graça purificadora. Não são lágrimas de submissão ou capitulação, mas sim de esperança e de arrependimento, que mostram a vitória do mistério da Igreja sobre o da iniquidade.

Voltar, Baixar ot texto em formato PDF

#cataquezar #domromanos #palavra2014 #palavradasemana #palavradezembro

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR