Search

"Em Antióquia, pela primeira vez, foram os discípulos chamados cristãos" Atos, 11:26 (Primeira Parte


"Em Antióquia, pela primeira vez, foram os discípulos chamados cristãos"

Atos, 11:26

(Primeira Parte)

Sem dúvida, é uma honra imensa para esta cidade “Antióquia” que em seus becos, os discípulos de Cristo, pela primeira vez, foram chamados “cristãos”. E a partir dela (de Antióquia) este nome foi lançado ao mundo inteiro, sendo orgulho e glória para muitos, especialmente para nós, os cristãos do Trono Antioquino que temos um sentimento especial sobre este acontecimento.

Aqui a pergunta que vem à mente é a seguinte: “Quem deu este nome aos discípulos”, e por quê?

A cidade de Antióquia era a capital do oriente e era apelidada de segunda Roma. Sua população era composta de quase quinhentas mil pessoas de varias nacionalidades, etnias e religiões como gregos, Judeus, pagãos... etc.. apresentava um exemplo de convivência, de coexistência e de pluralismo. Estava aberta ao mundo inteiro com seu comercio, sendo ponto de ligação entre Oriente e Ocidente. Quando os discípulos chegaram à Antióquia, fugidos das perseguições que irromperam depois do martírio de santo Estevão, começaram a evangelizar com a boa nova do cristianismo que foi aceita por uma grande parte da comunidade judaica. O Cristianismo teve grande e amplo sucesso em Antióquia. Consequentemente, isso gerou, por parte dos pagãos, a necessidade de formar uma nova identificação com relação a esse grupo da sociedade, chamando-o “Cristãos (seguidores de Cristo)” para que fosse distinguido dos Judeus conservadores.

Mas, porque eles escolheram esse nome especificamente? Porque esses pagãos os ouviam constantemente falar de Cristo, os viam Sofrer e morrer por ele, evangelizar e pregar sobre ele, tentando imita-lo com todas as suas forças. Eles refletiram com sua vida o ícone de Cristo.

Voltar, Baixar ot texto em formato PDF

#cataquezar #domromanos #palavra2014 #palavradasemana #palavradezembro

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR