Search

A Segunda Vinda de Cristo


A Segunda Vinda de Cristo

(DÉCIMA QUINTA AULA)

No credo, proclamamos que “Jesus novamente virá com glória, para julgar os vivo e os mortos...” (A Divina Liturgia São João Crissóstomo) e “àqueles que o esperam para lhes dar a salvação.” (Hebreus 9:28)

Na Sua Segunda Vinda, todos – tantos os maus como os bons – será levantado da morte – e julgados por Cristo... “os que tiveram feito o bem, para uma ressurreição de vida, os que tiveram praticado o mal, para ressurreição de julgamento.” (São João 5:29)

O CÉU E O INFERNO

Nós cremos na existência do céu e do inferno, mas não concebemos como lugares físicos. Os Santos Padres nos ensinam que:

  • Para os que amam a deus, o céu é a eterna existência em Sua presença de amor. Deus é seu desejo fundamental e, portanto também é sua recompensa. Já que, para a maioria de nós, nosso amor a Deus está muito longe de ser perfeito. Seu amor para conosco e a oração constante da Igreja purificam e refinam o nosso amor, fazendo-nos capazes de encontrar toda nossa alegria n’Ele.

  • Para os que odeiam a Deus, o inferno é também a eterna existência em sua presença de amor, mas, segundo São Isaque da Síria, eles “serão castigados com o castigo do amor. Quão cruel e amargo será esse tormento do amor... A tristeza que aprisionará o coração que há pecado contra o amor é mais doloroso que qualquer outra dor”. Para o mal, “a eternidade do inferno” não é falta de amor ou presença de Deus, e sim a tortura da existência eterna na presença do Amor não desejado, o Amor recusado e depreciado.

O CRITÉRIO PELO QUAL CRISTO JULGARÁ É I AMOR!

Nossa capacidade de amar aos demais se baseia em nossa aceitação do amor de Deus, poie Ele é o Amor. Cristo nos enviou a amar a deus sobre todas as coisas, e a compartilhar o amor de Deus com todos os demais. Sobre isso que seremos julgados.

  • O eterno amor de deus, então atua de duas mansiras:

  • O eterno cumprimento e alegria dos bem-aventurados; assim como,

A SEGUNDA VINDA

“Ó, que dia será quando o Senhor nos presenteie com a recompensa da fé e devoção! Que glória será essa e quão grande regozijo ao ser admitido na presença de Deus! Ser tão honrado como para receber a alegria da eterna luz e salvação na presença do cristo o Senhor, teu Deus. Saudar a Abraão, Isaac e Jacó, e a todos os patriarcas, apóstolos, profetas e mártires... no gozo da imortalidade que será dada! Receber ali o que o olho jamais vira, nem o ouvido jamais escutara, o que jamais entrara no coração do homem! (São Cipriano de Cartago)

O eterno sofrimento e castigo dos maus.

A ASCENÇÃO DE CRISTO

Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus cristo “foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus.” (São Marcos 16:19)

Deste modo:

  • Glorificou a natureza humana

  • Restaurou a semelhança de deus na humanidade; e,

  • Preparou um ligar eterno para o Seu Povo.

QUANDO VIRÁ O NOVO CRISTO?

Jesus nunca nos revelou o momento da sua segunda vinda. No entanto, nos ensinou a sermos vigilantes, por estarmos em um estado de constante preparação. Pela fé saberemos que a sua Segunda Vinda de Cristo – e nossa própria ressurreição - estão seguras.

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#cataquezar #cataqueseortodoxa #nossafé

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR