Search
  • catedralortodoxa

A Trindade


A Trindade (DÉCIMA AULA)

JESUS CRISTO REVELOU DEUS COMO UMA TRINDADE DE PESSOAS

Existem três pessoas – o Pai, o Filho e Espírito Santo – em só Deus. Apesar de serem separadas e distintas pessoalmente cada uma das três pessoas:

  • Compartilha plenamente a natureza e vontade divinas;

  • É igualmente infinita, perfeita, todo-poderosa, onisciente, sempre-existente e eternamente imutável.

  • Está unida uma à outra em perfeito Amor.

NO ANTIGO TESTAMENTO, A TRINDADE FOI REVELADA SOMENTE DE FORMA PARCIAL.

  • O livro de Gênesis dá conta de presença da Santíssima trindade. O relato da criação revela Deus falando no plural: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança”. O Pai cria tudo mediante Sua Palavra Divina – “pois falou e foi assim” – e pelo Seu Espírito Santo, que “agitava o superfície das águas” (Gênesis 1:2)

  • Também descreve a presença da Santíssima Trindade no ato da criação no Salmo 33:6-9, “ O céu foi feito com a palavra do Senhor e seu exército com o sopro (espírito) da sua boca”.

  • Deus também se revelou como Trindade ao Patriarca Abraão e sua esposa sara, ao manifestar-se perante eles na forma de três anjos. (Gênesis 18:2-3)

A TRINDADE EM NOSSA VIDAS

“Vocês são como pedras no tempo do Pai, preparados para o edifício do Deus Pai, elevados às alturas por Jesus cristo, que é a Cruz, utilizando como o laço o Espírito Santo, Sua fé é o que os levanta, e o amor é o caminho que os leva a Deus. Vocês são, então todos peregrinos, portadores de deus, levando um templo, levando a Cristo, levando coisas santas e, em todo o sentido, levando mandamentos adornados de Nosso senhor Jesus cristo.” (São Inácio de Antioquia)

JESUS CRISTO REVELA A PLENITUDE DA TRINDADE

O prólogo de Evangelho de São João diz que “Ninguém jamais viu Deus, o Filho unigênito, que está no seio do Pai este o deu a conhecer.” (São João 1:18)

Jesus cristo revela a Santíssima Trindade em várias formas:

Antes do começo de seu ministperio público, Jesus foi batizado no Rio Jordão por seu primo João Batista. Ao Jesus descer às águas, ouvi-se a voz do Pai dizer: “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo”, enquanto o Espírito Santo descia sobre Jesus na forma de uma pomba.

Na ceia Mística, Jesus orou por seus seguidores, pedindo ao Pai que lhes fizessem “um como nós somos um”. Jesus referiu-se a deus como Seu Pai e prometia enviar o Espírito Santo para que fossemos filhos e filhas adotivas de Deus.

Jesus Cristo, então cumpre a revelação da Santíssima Trindade, nos fazendo capazes de entrar em uma união viva, em que “num só Espírito, temos acesso ao Pai.” (Efésios 2:18-22)

DEUS PAI

È a fonte de todas as coisas. Devido ao Seu Grande Amor à humanidade enviou o seu...

DEUS FILHO

JESUS CRISTO

... ao mundo. Jesus Cristo é o filho Unigênito de deus e a mais plena revelação do Pai. Fez-se homem – permanecendo em Deus – para nos salvar. Jesus cristo é o Salvador de todos, portanto enviando...

DEUS, O

ESPÍRITO SANTO

...para nos sustentar. O Espírito Santo é o santificador, o inspirador e o consolador. Ele procede do Pai e nos faz capazes de manter nossa relação com Deus.

---------------

PALAVRAS-CHAVE

TRINDADE: UMA PALAVRA COMPOSTA por duas palavras distintas:

  • TRIN= três

  • DADE= unidades

---------------

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#cataquezar #cataqueseortodoxa #nossafé

96 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic