Search

A Encarnação


A Encarnação (NONA AULA)

No Credo, proclamamos que Jesus Cristo “encarnou-se pelo Espírito Santo e na Virgem Maria, e se fez homem”. Assim, a palavra eterna de deus tomou natureza humana e cumpriu a profecia do Antigo testamento de Isaías:

“Pois sabei que o SENHOR mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem está grávida e dará luz a um filho e dar-lhe-á o nome de Emanuel.” (Isaías 7:14)

----------------------------------------

PALAVRAS-CHAVE

EMANUEL: Em hebraico, “Deus (é) conosco”. Jesus cristo é o cumprimento desse título do Antigo Testamento.

ENCARNAÇÃO: Literalmente quer dizer “a ação de assumir a carne”. Seu significado fica claro quando dividimos a palavra em três partes:

  • EM= estar em, colocando em;

  • CARN= carne

  • AÇÃO= a ação de.

------------------------------

JESUS CRISTO NOS REVELOU O QUE HAVIA SIDO REVELADO APENAS DE FORMA PARCIAL NO ANTIGO TESTAMENTO...

“Antes apareceu a Moisés e a outros profetas em forma de uma chama ou ser incorpóreo; mas agora, por uma Virgem e pela vontade do Pai, se fez homem.” (São Justino Mártir)

TAMBÉM REVELOU A GRANDEZA DO AMOR DE DEUS PARA COM A HUMANIDADE

“Quem pode explicar quão grande é o amor de Deus? No amor, o Mestre nos tomou. Jesus Cristo por amor que tinha para conosco e pela vontade de Deus, derramou seu sangue por nós e entregou sua vida pelas nossas.” (São Clemente de Roma)

AO FAZER-SE SEMELHANTE A NÓS...

“Ele se fez homem e habitou em carne corporalmente... No corpo Ele experimentou fome, sede, sofrimento, cansaço e coisas semelhantes... A carne era a sua. Levou nossas enfermidades e levou o nossos pecados, afim do que nos fosse revelado que Ele se fez homem por nós e que o corpo em levou nossos pecados era o Seu próprio.” (São Atanásio)

RENOVA A IMAGEM DE DEUS EM NÓS...

“O ser humano abandonou a Deus, e fabricou imagens em forma humana. Já que uma imagem foi falsamente adorada como deus, Deus fez-se verdadeiramente homem para que fosse destruída a falsidade. O Senhor tomou nossa imagem para que nos desse uma graça ainda maior, para que a humanidade caída chegasse a ser partícipe de Deus.

...E NOS FAZ SEMELHANTE A ELE.

“Vocês seguirão ao único Mestre confiável, a Palavra de Deus, Jesus Cristo Nosso Senhor, quem, pelo Seu grande amor, fez o que som os n´os para que nos levasse a ser o que Ele mesmo é.”

AO UNIRMOS A SI MESMO...

“Ele se fez homem, tendo sido concebido segundo a vontade de Deus Pai, por causa de ser humano fiel e para vencer os demônios.” (São Justino Mártir)

...ELE SE TORNA UM MODELO PARA NÓS.

“A palavra é a causa de nosso princípio e nosso bem-estar, pois Ele é Deus. E agora esta mesma palavra apareceu como um ser humano. Só Ele é Deus e homem ao mesmo tempo... Por Ele somos ensinados a viver corretamente e entrar na vida eterna. (São Clemente de Alexandria)

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#cataquezar #cataqueseortodoxa #nossafé

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR