Search

A FÉ


A FÉ (QUARTA AULA)

É o próprio fundamento de nossas vidas como Cristão Ortodoxos.

Com ela, Deus pode revelar-se plenamente a nós mediante Jesus Cristo

A FÉ NOS TORNA CAPAZES DE CONHECER A DEUS

“... o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê o espírito de sabedoria e da revelação, para poderdes realmente conhecê-lo. Que ele ilumine os olhos dos vossos corações, para saberdes qual é a esperança que o seu chamado encerra, qual é a riqueza da glória da sua herança entre os santos e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos, conforme a ação do seu poder eficaz.”

A FÉ É A CHAVE QUE NOS ABRE AS PORTAS DA SALVAÇÃO

“...Jesus Cristo. A ele, embora não o tenhas visto, amais, nele, apesar de não o terdes, visto, mas crendo, vos rejubilais com alegria inefável e gloriosa, pois que alcançais o fim da vossa fé, a saber, a salvação das nossas almas.” (I São Pedro 1:8-9)

A FÉ É ESSENCIAL PARA A VIDA ETERNA

“...Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; quem não crê, já está julgado, porque não creu no Nome do Filho de Deus. (São João 3:16-18)

O QUE É A FÉ?

“A fé é a garantia dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se veem.” (Hebreus 11:1)

UMA FÉ VIVA

Confiança e Fé não são simplesmente exercícios mentais. A Fé deve ter um efeito concreto e ativo nas nossas vidas diárias.

“... Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.”

“... Creia-me: eu estou no Pai e o Pai em mim. Creia, ao menos, por causa dessas obras. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará até maiores do elas.” (São João 14:11-12)

UMA FÉ QUE CRÊ

A Fé cristã é mais que uma simples confiança. Se Deus revelou-se a nós, devemos primeiro

crer n’Ele.

“... Ora, sem fé é impossível ser-lhe agradável. Pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram.” (Hebreus 11:6)

UMA FÉ QUE CONFIA

A Fé inclui a confiança em Deus.

“... Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus sacrifício melhor que o de Caim ... Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca... Foi pela fé que Abraão, tendo sido provado, ofereceu Isaac; ofereceu o filho único, ele que recebera pelas promessas... Foi pela fé que Moisés deixou o Egito... Foi pela fé que celebrou a Páscoa... Foi pela fé que atravessaram o Mar Vermelho como se fosse terra seca... Que mais devo dizer? (Hebreus 11:4,17,27-30,32)

MODELOS DE FÉ

Jesus exaltou a Fé das seguintes pessoas:

  • Do centurião, cujo servo foi curado: “Em verdade vos digo que, em Israel, não achei ninguém que tivesse tal fé.”

  • Da mulher com fluxo de sangue, quem foi curada: “Ânimo, minha filha! A tua fé te salvou.” (São Mateus 9:21)

  • Da mulher cananéia, que rogou a Jesus que expulsasse os demônios de sua filha: “Mulher, grande é tua fé! Seja feito como queres!” (São Mateus 15:28)

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#cataquezar #cataqueseortodoxa #nossafé

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR