Search

O CREDO


O Credo(TERCEIRA AULA)

Proclamamos nossa crença e fé em Deus mediante o...

CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

Ele é:

  • Uma afirmação de nossa fé pessoal como Cristão Ortodoxos;

  • Uma proclamação pública da Verdade de Deus e a experiência viva do Seu Povo, a Igreja; e

  • Uma expressão de tudo o quanto nos foi revelado por Deus mediante as Sagradas Escrituras, a Santa Tradição, e Jesus Cristo, Seu Filho.

PALAVRAS-CHAVE

CREDO: Palavra de origem latina que significa “CRENÇA”

PORQUE NOS FOI ESCRITO O CREDO?

Transcorrido o tempo dos primeiros dias da Igreja, chegando ao século IV, já haviam se desenvolvido vários ensinamentos falsos acerca de Jesus Cristo, do Espírito Santo e da Igreja; para lutar contra as heresias e afirmar de forma clara a verdade, dois Concílios Ecumênicos foram realizados:

1. Concílio de Nicéia (325 d.C)

2. Concílio de Constantinopla (381 d.C)

O Concílio de Nicéia, realizado no ano 325 d.C., esclareceu a doutrina ortodoxa de Jesus Cristo, produzindo a primeira parte de Credo:

Creio em Um Só Deus, Pai Onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas/ visíveis e invisíveis. E em Um Só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz de Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro; gerado e não criado, consubstancial ao Pai, por quem tudo foi feito. O qual, por nós homens e para nossa salvação, desceu dos Céus e se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria e se fez homem. Por nós foi crucificado; sob Pôncio Pilatos padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e subiu aos Céus e sentou-se à direita do Pai. E novamente virá com glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. E no Espírito Santo,

No ano 381 d.C., o Concílio de Constantinopla definiu a correta fé acerca do Espírito Santo, desta maneira editando a segunda parte de Credo:

Senhor Vivificante, que do Pai procede e que, com o Pai e o Filho, juntamente é adorado e glorificado, e que falou pelos profetas. E na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só Batismo, para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos e a

vida do século futuro. Amém.

O CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

Tem sido professado por todos os Cristãos Ortodoxos, em sua forma completa, sem nenhuma mudança ou variação, desde o Século IV.

voltar , Baixar o texto em formato PDF

#cataqueseortodoxa #cataquezar #nossafé

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR