Search

A VERDADE


A VERDADE

O que é a Verdade?

Sem dúvida, todo homem neste mundo tem as suas "verdades", as quais significam, de algum modo, as suas convições. Mas será que a convicção pessoal é sempre a "verdade"?

A palavra verdade, em grego, é «Αλήθεια» (A-lithia) e significa algo que nunca foi esquecido e nem o será. Algo que sempre deixamos presente diante de nós. Algo de que estamos convencidos e o vivemos.

Esta definição da verdade difere segundo a multiplicidade dos homens e a variação de suas convicções e, assim sendo, está mais próxima à "Crença" do que à "Verdade".

Todo homem tem o direito de chamar a sua convicção de "verdade" e achar que qualquer uma de suas atitudes, daquilo que pensa ser certo, poderá ser a verdade, mas o pensamento nem sempre é idêntico à realidade.

Por exemplo, Jesus Cristo silenciou diante de Pilatos quando este lhe perguntou: "o que é a Verdade?". Jesus permaneceu em silêncio porque a "verdade" estava em si mesmo e Pilatos não quis vê-la, por causa de suas verdades pessoais e seus princípios, os quais resultaram na entrega de Jesus Cristo para ser crucificado.

A verdade não é a nossa convicção. A verdade é a face do Cristo crucificado e a sua palavra divina. Somos tão verdadeiros quanto temos o pensamento de Cristo e estamos na verdade à medida em que "não somos mais nós que vivemos, mas é Cristo que vive em nós."

Por isso encontramos na vida muita gente que alega possuir a verdade, mas essas pessoas estão sempre em desacordo entre si. Esse desacordo nos obriga a perguntar o seguinte:

Nosso pensamento é o pensamento de Cristo?

Somos nós que vivemos ou é Cristo que está vivendo em nós...?"

#palavradasemana #cataquezar #palavrasetembro #domromanos #palavra2014

0 views

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR