Search
  • catedralortodoxa

São Procópio, Megalomártir


Neanias nasceu em Jerusalém. Seu pai era Cristão e sua mãe pagã.

Seu pai morreu quando ele era jovem e sua mãe o instruiu na idolatria romana.

O próprio Diocleciano recrutou-o para o seu exército.

No início das perseguições de Diocleciano aos cristãos, ele foi enviado à Alexandria para exterminar os cristãos.

No caminho, foi surpreendido por um terremoto e o Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu-lhe e disse: “Neanias, onde você vai, e contra quem você está rebelando-se?” Neanias respondeu: “Quem é você, Senhor? Eu não posso reconhecê-Lo”.

Então uma cruz brilhante e radiante como cristal iluminou o céu. Uma voz vinda da cruz disse: “Eu sou Jesus, o Filho crucificado de Deus. Através deste sinal, que você vê, supere seus inimigos e Minha paz estará com você”.

Então Neanias mudou de caminho e defendeu com sucesso Jerusalém contra os Agarianos. Ele entrou na cidade e disse a sua mãe que era Cristão. Em seu julgamento, Neanias tirou sua espada e seu cinto militar antes do julgamento para mostrar que ele era um soldado apenas de Cristo Rei. Foi preso e torturado.

Cristo apareceu a ele na prisão para batizá-lo e deu-lhe o nome Procópio. Doze mulheres vieram a janela de sua cela para confessar que elas também eram seguidoras de Cristo. Eles foram colocados na mesma cela.

São Procópio catequizou e preparou-as para receber a coroa do martírio. Sua mãe também aderiu à sua fé e foi presa. Encorajou cada um para resistir até o fim para receber a coroa. Todos os treze foram martirizados pela fé.

Finalmente Procópio foi decapitado em 08 de julho do ano 303, depois de olhar para o Leste e oferecer orações pelas necessidades e pela Igreja. Ele foi o preparador e “animador” dos mártires. Este é o motivo pelo qual ele é invocado no sacramento do matrimônio para encorajar as pessoas casadas a resistir até o fim para receber a coroa.

#avidadossantos #sãoprocópio

46 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic