Search
  • catedralortodoxa

Celebração do Aniversário do Lar Sírio Pró-Infância


Digníssimas Autoridades Eclesiásticas, Civis e Diplomáticas,

Reverendos Padres,

Ilustríssimos Senhores Presidentes e demais membros da Diretoria e do Conselho do Lar Sírio Pró-Infância,

Ilustríssimos Senhores e Senhoras representantes de entidades, aqui presentes,

Prezados Filhos Espirituais,

Senhoras e Senhores.

A especial razão de nosso encontro hoje, nesta casa santa, nesta histórica Catedral, é a celebração do aniversário do Lar Sírio Pró-Infância, que completa 90 anos de existência e atividades.

Pela graça de Deus, com o auxílio e esforço de muitas famílias, a maioria oriunda da cidade de Homs, o Lar tornou-se realidade graças aos doadores e benfeitores dentre estas famílias, cujos nomes hoje lembramos neste santo altar, rezando por eles, enquanto oferecemos, igualmente, nossas orações pela saúde dos benfeitores vivos, e de todos os fiéis que participam conosco desta celebração.

Há 90 anos nossos antepassados – pais e avós – plantaram uma árvore em São Paulo, árvore de amor e fé, regando-a com doação, ternura e o suor de seu trabalho.

Essa árvore cresceu cada vez mais, até nossos dias, e muitos vivem à sua sombra, pessoas carentes de proteção e auxílio em suas necessidades nesta vida.

As raízes desta árvore são muito profundas, no fundo da terra, enquanto ela cresce para o alto, olhando para o céu, e os ventos, não importa qual seja sua intensidade, não têm força para derrubá-la.

Estamos falando da árvore da solidariedade e amor do Lar Sírio Pró-Infância.

Aqueles que plantaram esta árvore de caridade e desprendimento merecem e têm todo o nosso respeito, ao mesmo tempo em que nos comprometemos em proteger este depósito de fé e boas obras e não nos esquecermos deles, especialmente em nossas orações, pedindo a Deus que conceda descanso às suas almas.

Trata-se de grandes homens, cujos nomes, como já dissemos, foram lembrados hoje, com carinho, no santo altar.

Queridos,

Já se disse: “Quem não tem passado digno, não tem futuro. Quem nega suas origens, não tem origem”.

Esta é uma grande verdade.

Nós nos orgulhamos muito de nossas origens e de nossos antepassados, pelo trabalho que realizaram em São Paulo e todo o Brasil.

Vejam, por exemplo, esta grandiosa Catedral, os vários pavilhões do Lar Sírio, do Hospital Sírio-Libanês, do Hospital do Coração, a Sociedade Mão Branca, e os conhecidos Clubes e tantas entidades, todos fundados para servir à nossa comunidade e a todo ser humano necessitado, assim como fortalecer os laços com nossas origens.

A maior virtude de nossos antepassados era deixar amplo lugar para Deus em suas vidas e corações.

E este é o verdadeiro espírito pascal, o espírito que domina estes dias, enquanto continuamos celebrando a ressurreição do Senhor Jesus.

Hoje nós perguntamos: Como, e por que foi fundado o Lar Sírio Pró-Infância? Trata-se de uma bela, importante e significativa história, a história de cinco crianças órfãs, como já tivemos oportunidade de relatar em celebrações anteriores nesta mesma Catedral.

A história do Lar começou com uma frase dita por uma pessoa da comunidade inglesa, na cidade de Suzano, neste Estado de São Paulo: “Será que vocês, de uma coletividade tão rica, não podem sustentar cinco crianças?”

Estas palavras foram um desafio para os membros da Sociedade Mocidade Homsie. Aqueles jovens multiplicaram suas atividades e lutaram, com sinceridade nos corações, proporcionando auxílio cada vez maior aos necessitados no Brasil e na pátria de origem.

E como fruto de seu trabalho e do desafio que enfrentaram, com ajuda e colaboração dos filhos de nossa comunidade oriental, nasceu o Orfanato Sírio, no ano de 1.923.

O nome “Orfanato Sírio” foi depois mudado para “Lar Sírio”, o que é bom, pois mostra que só no lar a criança pode receber o carinho de sua família, e, graças a Deus, os dirigentes deste “lar”, agem com esse espírito de família e paternidade.

Este lar teve um pequeno começo, mas foi aumentando a cada ano, graças aos doadores e benfeitores das famílias de nossa coletividade, especialmente aos de Homs.

Isso mostra, primeiramente, a força e a fé sincera que eles tinham em Deus, e mostra, ainda, sua moral e princípios orientais, seu espírito humanitário, e suas grandes virtudes.

E estas atitudes, estes atos, não são estranhos a um povo que é herdeiro de uma civilização milenar, originário da terra onde tiveram início todas as religiões celestes.

Infelizmente, essas virtudes se tornaram raras em nossos dias, mesmo na vida dos filhos da própria comunidade oriental.

As facilidades e comodidades do nosso tempo têm causado medo do futuro e falta de fé, que, sabemos, é a fonte de todas as virtudes.

A vida desses fundadores da entidade que lembramos hoje nos ensina muito nestes dias, por sua moral, espírito de doação e beneficência, na luta por bens para os necessitados.

O maior desejo de nossos antepassados lembrados hoje, era exatamente que Deus tivesse amplo lugar em suas vidas e corações.

Nosso desejo, ao celebrar este aniversário de fundação, é aprender a imitá-los no caráter humanitário, religiosos e patriótico.

Sim, estamos, nestes dias, muito à frente deles na tecnologia, mas, infelizmente, retrocedemos na fé, na espiritualidade e nas ações humanitárias.

Este é o verdadeiro tesouro do homem neste mundo, como ensinou o Senhor Jesus: “Não acumuleis para vós tesouros na terra, antes acumulai tesouros no Céu”.

As preocupações deste mundo, terrenas, muitas vezes nos afastam da fonte de nossa força e vida, que é o próprio Criador.

Nesse sentido, Jesus fez uma pergunta: “Que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma”?

É isso também que aprendemos na Divina Liturgia, antes da Procissão das Oferendas, quando a Igreja chama a atenção dos fiéis, com o cântico que diz: “Afastemos todo o mundanismo, a fim de acolhermos o Rei de todos”, ou seja, Jesus Cristo.

Ao celebrarmos este aniversário, é bom que nos lembremos destas palavras, de sua importância em nossos dias.

Queridos,

É importante lembrar e saber que o Lar Sírio Pró-Infância é uma instituição árabe-brasileira que tem por finalidade acolher, educar e instruir, gratuitamente, órfãos e menores carentes de ambos os sexos, sem distinção de nacionalidade, raça, cor ou crença.

Hoje o Lar dá assistência a mais de 450 crianças, e nenhuma delas é de origem síria ou libanesa.

Nesta celebração lembramos, com muito carinho e respeito, a memória desses beneméritos doadores e fundadores, bem como dos que compuseram a primeira diretoria do Lar Sírio, em 1.923:

Abrão Dib

Rachid Dib

Gattas Hannun

Merhej Hannun

Salim Salomão

Chafic Nejme

Rachid Saad

Etephan Chohfi

Não podemos deixar de mencionar, também, que, durante 40 anos, o Lar contou com a direção interna da saudosa Irmã Maria Ruman, que mostrou coragem superior à dos homens, com carinho que superava o carinho dos pais, com indiscutível sacrifício, para servir aquelas crianças da melhor maneira.

Finalmente,

Rezamos pelo descanso das almas de todos os saudosos fundadores, construtores e benfeitores do Lar Sírio Pró-Infância, e da Sociedade Mocidade Homsie, os quais foram, verdadeiramente, grandes homens, assim como rezamos por todos aqueles que ali trabalharam.

Que sua memória seja eterna.

Para os vivos desejamos saúde com a bênção de Deus, pois eles também são bênção e força para as novas gerações, assim como exemplo de sabedoria, misericórdia, sacrifício e patriotismo, pois agir assim é demonstração de verdadeiro carinho e respeito por seus pais e fundadores destas grandes instituições.

Aproveitamos a ocasião para agradecer à atual diretoria e conselheiros, na pessoa dos presidentes de seu Conselho e Diretoria, Senhores Salim Taufic Schahin e Celso Stephano, parabenizando-os, e rogando ao Senhor de misericórdia que lhes conceda forças e saúde, para que, com a ajuda de Deus, sigam o espírito e exemplo de seus antepassados, e respeitem aquilo que os mesmos deixaram como objetivo básico da fundação dessa entidade.

A celebração deste aniversário do Lar Sírio significa carinho, respeito e fidelidade a seus fundadores.

Parabéns e muito obrigado a todos os presentes.

Deus os abençoe.

Dom Damaskinos Mansour

Arcebispo Metropolitano

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#homlías2013 #homilías #arcebispohomilías #texto

31 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic