Search
  • catedralortodoxa

Ação de graças pelo Exmo. Sr. Marconi Perillo, Governador de Goiás


Excelentíssimo e Reverendíssimo irmão no Episcopado, Senhor Arcebispo Dom Washington Cruz,

Excelentíssimo Senhor Marconi Ferreira Perillo Júnior, Digníssimo Governador do Estado de Goiás,

Reverendos Padres,

Demais autoridades presentes,

Digníssimos representantes de entidades,

Diletos filhos espirituais e amigos,

Senhoras e Senhores.

Inicio minha mensagem com as palavras da saudação pascal:

Cristo ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou!

Al Massih kam! Hakan kam!

Christos anesti! Alithos anesti!

Estamos no Tempo Pascal, esta festa magna que a Igreja Ortodoxa celebra por 50 dias, repetindo em todas as celebrações o cântico pascal, pois esta festa, por sua importância, é chamada “Festa das Festas”, por ser o fundamento da doutrina cristã, como ensinou o apóstolo São Paulo:

“Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a vossa fé.”

Hoje é o segundo domingo após a Páscoa e a Igreja celebra a abençoada memória dos santos José de Arimatéia, que pediu a Pilatos o corpo de Jesus, o envolveu em um lençol de linho e o colocou em um sepulcro novo, de Nicodemos, e das santas discípulas do Senhor Jesus que, na manhã do domingo após sua morte na Cruz, ao terceiro dia, foram sem temor dos soldados romanos ao sepulcro de seu Mestre para perfumar seu corpo, como era costume na época, pois Jesus Cristo havia sido sepultado às pressas.

Estas santas mulheres são as Portadoras de Aromas.

O que mais distingue José de Arimatéia e as Portadoras de Aromas são dois fatores: Primeiramente sua coragem, que nasceu do amor ilimitado por Jesus e a certeza de que ele era o Enviado de Deus. Em segundo lugar, o fato de que foram as Portadoras de Aromas as primeiras a ouvir do Anjo a Boa Nova que ele lhes transmitiu, dizendo:

“Por que procurais o vivente entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou!”

E foram elas que transmitiram aos discípulos do Senhor e a Pedro esta Boa Nova, e, através deles, ao mundo inteiro, por todos os séculos.

A outra razão desta celebração e de nosso encontro hoje é celebrar a Divina Liturgia em ação de graças pelo Excelentíssimo governador do Estado de Goiás, Sr. Marconi Perillo e por sua família, pois nós sentimos a necessidade de demonstrar-lhe nossa gratidão pelo prestigioso trabalho e reconhecido serviço em favor desta Igreja e comunidade, conforme fomos informados por seu pároco, Padre Rafael, que nos deu conta das boas notícias em relação à Igreja São Nicolau de Goiânia, com as doações voluntárias que em favor dela foram feitas, que são:

1. Vitrais bizantinos doados pelo Excentíssimo Senhor Governador de Goiás e Comendador de nossa Igreja Antioquina, Marconi Perillo;

2. Restauração dos ícones do iconostácio da igreja, ofertada pela Senhora Érika Najar Rassi;

3. E construção de uma gruta, como doação do também Comendador de nossa Igreja, Senhor Alberto Rassi.

Isso nos faz lembrar das palavras do salmista, que repetimos a cada Santa Missa, que diz: “Bem-aventurados os que amam o esplendor da tua casa.”

Senhor Governador:

A importância e a missão de um bom governante derivam logicamente dos serviços que ele presta em benefício do povo e da comunidade, para uma vivência harmônica e pacífica.

Assim, quando o governante, através de seu trabalho, eleva sua comunidade, nós acreditamos que este trabalho será abençoado por Deus, pois o homem, que é criação do Altíssimo, deve estar voltado para o serviço aos irmãos, especialmente no âmbito da gestão pública.

Daí encontramos semelhança entre esse trabalho e a missão sacerdotal, que trata as necessidades específicas de toda a comunidade, fortalecendo-a na fé para enfrentar as dificuldades da vida, plantando a paz nos corações dos homens através da Palavra do Senhor e dos santos ensinamentos da Igreja.

E hoje, portanto, nos reunimos para agradecer a Deus e rezar por todos os fiéis, especialmente pelos que amam a beleza da Casa de Deus e trabalham em seu benefício.

Pedimos a Deus por sua salvação, proteção, saúde e prosperidade, e de seus familiares, de modo particular pelo nosso prezado Governador Marconi e sua família, transmitindo-lhe uma bênção especial de Igreja Ortodoxa de São Nicolau, com nossas homenagens, desejando que ele continue sempre neste bom serviço, pois quem serve seus irmãos serve o próprio Deus.

Agradecemos a presença de todos, especialmente de nosso irmão no Episcopado, o Sr. Arcebispo Dom Washington Cruz, assim como todas as autoridades e representantes de entidades de Goiânia, Anápolis, Brasília, São Paulo, bem como de outros Estados, e rogamos que o Senhor nosso Deus, Pai das Luzes, vos enriqueça abundantemente com sua graça e bênçãos.

Aproveitando o ensejo, oferecemos um ícone ao Senhor Governador, com a bênção divina, desejando-lhe, e aos seus familiares, saúde, felicidade e proteção de Deus, para que continue servindo o ser humano, que foi criado à imagem e semelhança de nosso Deus.

Deus abençoe a todos.

Dom Damaskinos Mansour

Arcebispo Metropolitano

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#2013 #homlías2013 #arcebispohomilías #texto

11 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic