Search
  • catedralortodoxa

Celebração em honra à São Jorge Curitiba, PR


Reverendos Padres,

Queridos Filhos Espirituais,

Nós comemoramos hoje o dia de São Jorge, Grande Mártir, padroeiro desta igreja e desta paróquia.

Ao falarmos do grande mártir São Jorge, muitos podem se perguntar quem foi este santo, cujo nome se difundiu por quase todo o mundo, até o ponto de ser o padroeiro de muitos países, de muitas instituições, de reis, e de muitas pessoas.

A evocação do nome deste Santo, alto oficial do exército Romano, nos transporta ao final do terceiro século de nossa era Cristã e falamos daquele bravo jovem palestino, cavaleiro na força na fé em Jesus Cristo. Ele aceitou voluntariamente caminhar seguindo as pegadas do Senhor Jesus.

O mais importante na vida de São Jorge e de todo Mártir é que sua vida é consagrada a Jesus, Senhor da vida.

E o que caracterizou e distinguiu São Jorge, foi seu anseio por morrer e sofrer o martírio por Cristo, vendo no mesmo martírio uma formidável alegria e um novo nascimento para a vida verdadeira com Cristo, Senhor da Vida.

Vivendo ele na luz do Cristo, reconhece assim que a vida verdadeira é estar com Jesus mesmo, porque Ele é o caminho, a Verdade e a Vida.

Nós festejamos o dia de São Jorge porque cremos que ele está sempre vivo em nossos corações e pensamentos, e nos auxilia na caminhada e luta pela vida verdadeira, a qual vivemos com o Senhor Jesus que foi crucificado, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, para nossa salvação.

A essência de seus ensinamentos é o encorajamento e insistência de que os fiéis levam uma vida virtuosa de união na fé e na obediência ao senhor.

E o que caracteriza este santo e o distingue, é o seu anseio por morrer e sofrer o martírio por Cristo, vendo no mesmo martírio uma formidável alegria e um novo nascimento para a vida verdadeira com Cristo, Senhor da Vida.

Seu martírio se deu no início do quarto século e a Igreja Ortodoxa celebra todo ano, no dia 23 de abril, sua memória e também no dia 06 de maio conforme o calendário Oriental.

E hoje nós comemoramos o dia deste grande Mártir, lembrando-nos e felicitando a todos que levam o seu nome, e rogamos a Deus e ao padroeiro deles, o Santo deste dia, para lhes conceder uma longa vida, com saúde e paz por muitos anos plenos de força e bem estar.

A todos uma abençoada Semana Santa e feliz Páscoa! Que as bênçãos de nosso Deus, pela Santa Ressurreição, vos conserve e proteja pelas intercessões do São Jorge Grande Mártir por muitos anos de Vida.

Dom Damaskinos Mansour

Arcebispo Metropolitano

Povo Sofrido

Hoje e nestes dias, enquanto falamos da alegria pascal e a sentimos, ainda há dor em nosso coração ao olharmos para a situação do mundo, para sua tribulação, especialmente para o povo sofrido do Oriente Médio, o povo injustiçado homens e mulheres e crianças inocentes que sofrem por causa da sabedoria demoníaca deste mundo, a qual não conseguimos entender.

Sim, a guerra é uma situação que existe desde o início da história, mas que muito se agravou nestes dias, pela avançada tecnologia das armas e artes de sofrimento e morte.

Nesta ocasião desejamos rezar por aquele povo, pelos nossos familiares e amigos, pelo mundo árabe, em especial pela Síria e o Líbano, terra onde Jesus nasceu, morreu e ressuscitou, dizendo-lhes: irmãos, sejam pacientes, pois a paixão não é eterna; no final, com certeza, o bem triunfará, virá a vitória; a vontade de viver e a fé em Deus vencerá a morte.­­

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#homlías2013 #arcebispohomilías #texto #homilías

23 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic