Search
  • catedralortodoxa

Celebração do Domingo da Ortodoxia


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

Reverendíssimo irmão Bispo Auxiliar, Dom Romanós, Reverendo Clero de nossa Catedral,

Excelentíssimo Senhor Fernando Haddad, digníssimo Prefeito da cidade de São Paulo, na pessoa de quem saudamos todas as autoridades religiosas, diplomáticas, civis e militares,

Membros de nosso Conselho Arquidiocesano,

Senhores e Senhoras representantes de entidades e clubes aqui presentes,

Prezados Filhos espirituais e amigos.

Hoje, primeiro domingo da Quaresma ortodoxa, celebramos o Domingo da Ortodoxia e rezamos pela família de nosso prefeito, a família Haddad.

Queridos em Cristo,

Quem entra em uma igreja ortodoxa, em qualquer lugar do mundo, nota que ela se distingue pela presença dos ícones nas paredes do templo, especialmente no iconostácio que fica diante dos fiéis.

Esta colocação dos ícones nos templos ortodoxos acontece porque a Igreja crê que o ícone é uma janela para os Céus, e ainda por considerá-lo como um livro divino escrito em cores, com pincel, através da expressão artística e não com palavras.

Hoje nós celebramos a memória da reposição dos santos ícones nas igrejas e a prostração diante deles, desde o século nove.

A prostração, no sentido religioso, tem dois significados:

Em primeiro lugar ela é feita para prestar adoração a Deus, pois Ele é o Mestre, Criador e Preservador de todas as criaturas e de toda a criação. Este tipo de prostração se faz somente para Deus.

O outro significado da prostração está em quando ela é feita para Nossa Senhora, a Mãe de Deus, e para os santos.

Esta prostração não visa a adoração, como a que se presta a Deus, mas a veneração, pois venerando os santos de Deus, estamos também cultuando a Deus, uma vez que ele mesmo concedeu a santidade aos que veneramos como santos e elevou-os à glória divina.

Assim, quando veneramos os santos através de seus ícones, não veneramos a matéria de que os mesmos são feitos, metal, madeira, tinta, etc., mas aqueles que neles estão representados, e que foram para a glória dos Céus, o que se expressa no ícone com a auréola que está sobre suas cabeças, e que significa exatamente que o santo vive na glória e luz divinas.

A questão histórica relacionada à celebração de hoje se situa entre os séculos oito e nove, quando houve uma grande controvérsia sobre os ícones, que ficou conhecida como “a guerra dos ícones”, até a realização do 7º Concílio Ecumênico, no ano 787, que condenou os que negavam a legitimidade dos ícones e de sua veneração e declarou o trinfo da fé sobre a heresia iconoclasta.

Apesar disso o conflito continuou durante o século nono, até que a imperatriz Teodora, uma cristã piedosa e que seguia a fé correta trouxe novamente paz à Igreja, com a realização de um Sínodo que confirmou as decisões do 7º Concílio Ecumênico e dos Concílios anteriores.

E foi nessa ocasião que nasceu a “Festa da Doutrina Reta” ou “Triunfo da Fé Reta”, ou “Dia da Ortodoxia”, que foi fixado como comemoração pela Igreja no 1º Domingo da Quaresma.

Então, desde o nono século até nossos dias a Igreja Ortodoxa celebra esta importante festa religiosa e histórica.

Rogamos a Deus que nos conceda a bênção deste dia, a bênção dos santos ícones, os quais têm por fundamento o grande mistério da encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, cuja festa da Anunciação celebramos amanhã, comemorando o anúncio feito pelo Arcanjo Gabriel de que ela seria a mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus, por vontade divina.

O respeito à Nossa Senhora está também no livro sagrado dos muçulmanos, o Corão, que dedica a ela mais de um capítulo, falando do nascimento de Jesus, filho de Maria.

Hoje, nesta Santa Missa, temos também grande alegria em elevar a Deus nossas orações por uma família cristã ortodoxa, a família Haddad, pedindo saúde, sucesso e felicidade para seus membros vivos, de modo especial para nosso prefeito, Fernando Haddad, e o descanso das almas de seus falecidos, especialmente para os saudosos Padre Habib Khalil e Halim Haddad.

Primeiramente, em nome de nosso Clero, de nosso Conselho e de toda a nossa comunidade damos ao Prefeito Fernando Haddad os parabéns pela posse na prefeitura de São Paulo, enquanto rezamos por ele e pelo bem desta cidade.

Senhor Prefeito,

Temos grande confiança em seu êxito porque o senhor é neto de um homem santo, o saudoso Cury Habib Haddad, e filho de um piedoso ortodoxo, o saudoso Khalil Haddad.

Infelizmente não conheci pessoalmente o Padre Habib, porém ouvi muitas coisas boas sobre ele, tanto ditas por cristãos como por muçulmanos, mas conheci bem seu pai Khalil, e pude ver nele a face do pai, o Padre Habib, bem como a educação que ele recebeu do pai Padre, assim como o Senhor Prefeito deles a recebeu, e vemos, então, no senhor, as virtudes que Padre Habib plantou nesta família.

Não foi por acaso que nosso prefeito foi Ministro da Educação deste grande país por sete anos, dada a bagagem que recebeu de sua formação e educação familiar, com a bênção de Deus e a orientação da família de seu avô e de seus pais.

Nós nos orgulhamos muito de famílias como esta, e desejamos que todas as famílias vivam com a paz e bênção do Senhor, sentindo nelas a presença de Deus na caminhada neste mundo.

A família, em geral toda família cristã, como ensinou São João Crisóstomo, autor de nossa Divina Liturgia, é uma pequena igreja, e as Sagradas Escrituras nos dizem sobre a Igreja que, como Deus está no meio dela, ela não será abalada.

A família constituída e alicerçada na presença de Deus nela e em seus ensinamentos, nunca será abalada, e nós, como desta Igreja, acreditamos na força ativa da oração, inclusive em favor dos falecidos, porque cremos na ressurreição dos mortos, pois os que morrem em Cristo vivem também com Deus, na sua glória.

Por isso consideramos que o pai e o avô do Senhor Prefeito, e todos os falecidos em Cristo, estão presentes de maneira invisível conosco nesta oração.

Assim, celebramos hoje esta Missa, rezando por uma família digna, na caminhada da qual o Senhor Deus é importante, sendo o filho desta família o Excelentíssimo Sr. Fernando Haddad, o qual, com a ajuda de Deus, o amor do povo e as orações de seus familiares e amigos, chegou à posição que hoje ocupa, como prefeito desta cidade.

Como o prefeito é membro de nossa família espiritual e recebeu a Comenda do trono Antioquino, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, sentimos ser nossa obrigação familiar, por termos essa ligação espiritual, rezar por ele e por seus familiares vivos e falecidos.

Mais do que nosso apoio como moradores de São Paulo, oferecemos nossas orações para que Deus lhe conceda forças e luz em seu caminho no melhor serviço a esta cidade e a seu povo em sua gestão municipal.

Cremos que o senhor, prefeito Fernando Haddad, com seu carinho e humildade, mais do que com seu conhecimento nas áreas da ciência política, do direito, da economia e da filosofia, juntamente com a experiência já adquirida anteriormente a serviço da prefeitura de São Paulo, terá êxito no desempenho de sua atual função e em toda a sua carreira.

Que Deus coroe todo o seu trabalho com sucesso.

Finalmente, como hoje celebramos o Domingo da Ortodoxia, que é o domingo dos santos ícones, e amanhã celebraremos a Anunciação à Virgem Maria pelo Arcanjo, transmitindo a boa nova de Deus para o mundo, o nascimento do Salvador, queremos entregar à esposa do Prefeito Fernando Haddad, Senhora Ana Estela, um ícone da Anunciação à Mãe de Deus, para que seja a bênção de Deus para a sua casa e para a vida de sua família.

No Oriente o Dia das Mães é comemorado por estes dias, no início da primavera.

Por isso desejamos nesta ocasião homenagear também todas as mães, na pessoa da mãe do Senhor Prefeito, a Senhora Norma Thereza, apresentando-lhe um ícone, com a bênção de Deus pelo desempenho de seu papel de mãe cristã.

Agradecemos a todos que se uniram a nós nesta celebração, autoridades e fiéis, honrando-nos com sua presença: os religiosos muçulmanos, o embaixador do Líbano, Sr. Joseph Sayah – seja bem-vindo novamente ao Brasil, o Sr. Cônsul da Síria, o Sr. Cônsul do Líbano, presidentes e representantes de entidades, e cada um dos aqui presentes.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre com todos.

Deus os abençoe.

Dom Damaskinos Mansour

Arcebispo Metropolitano

Voltar, Baixar o texto em formato PDF

#homlías2013 #texto #arcebispohomilías #homilías

60 views

احتفالات حزيران

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic