Eleito novo Patriarca da Igreja Siríaca (Sirian)

 

 

 

       O Santo Sínodo da Igreja Siríaca (Sirian) elegeu o sucessor do falecido Patriarca Ignatios Zakka. Trata-se de Efrém II Karim (Cirilo Efrém Karim), com 48 anos de idade, até então Arcebispo do leste dos Estados Unidos, que se torna, assim, o 123 º Patriarca da Igreja Siríaca (Sirian) "Ortodoxa" de Antioquia."Axios!" (É digno)

       Sua Santidade é considerado PATRIARCA-ELEITO até a cerimonia da sua entronização normalmente realizada em uma das Festas Maiores da Igreja.

     SS nasceu em Kamishli na Síria a 3 de maio de 1965 filho caçula de Issa Karim e Khanema. Com a morte prematura do pai a educação ficou a cargo de sua mãe e ele frequentou a escola primária de Kamishli seguindo para o Seminário Teológico de Santo Afrem em Atchane no Líbano nos idos de 1977.

      Serviu na diocese de Alepo na Síria como diácono e de 1984 a 89 estudou no Seminário Teológico Copta Ortodoxo no Cairo - Egito onde obteve o bacharelado em Divindade.

     Em 1985 fez voto de celibato e no mesmo ano abraçou o sacerdócio. Serviu como secretário do falecido patriarca Zakkai I, nos anos de 8 e 89 enquanto lecionava no Seminário Teológico Santo Afrem em Damasco na Síria.

      Em 1991 frequentou o St. Patrick College em Manhood na Irlanda onde licenciou-se em teologia no ano de 1992 e em 1994 defendeu tese de doutorado sobre o Simbolismo da Cruz no Cristianismo Siríaco.

      No dia 28 de Janeiro de 1996 foi ordenado Bispo Metropolitano e Vigário Patriarcal para a Arquidiocese da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Leste dos EUA pelo falecido patriarca Zakkai I.

      SS é fluente em Aramaico (clássico e vernáculo - TUROYO), árabe, inglês e francês.

      Faz questão de orar muitas partes da missa ou dos rituais religiosos no TUROYO, ou aramaico popular, para melhor compreensão da comunidade a exemplo do que fez no cerimonial de exéquias do falecido patriarca Zakkai I em Damasco no último dia 27 de março extrapolando no protocolo. Foi o único bispo a usar o popular no rito.

    Durante sua gestão na Arquidiocese do Leste Americano, organizou e incentivou a comunidade a edificar 11 igrejas a saber nas cidades de Washington - DC, Jacksonvile, Orlando, Miami, Atlanta, Indianapolis, Wyckoff, Cranbery, Brooklyn, Corpus Christi e Roanoke.

   Dedicou-se intensamente aos trabalhos com a juventude separando em dois grupos para melhor aproveitamento (adolescentes e avançada), dedicou-se ao trabalho com os idosos, apoio aos nubentes com orientação específica sócio-religiosa, desenvolvendo também eventos específicos para as diferentes faixas etárias dos fiéis como missas, vigílias, etc...

    Apoiou o movimento escoteiro da comunidade Sirian Ortodoxa, publicou e reeditou livros de rituais religiosos, liturgias e estudos religiosos.

     Formou um Comitê Arquidiocesano para o desenvolvimento das Escolas Dominicais envolvendo todas as suas paróquias.

    Já como bispo foi membro do COMITÊ CENTRAL DO CONSELHO MUNDIAL DAS IGREJAS participando diretamente dos congressos mundiais realizados em Camberra na Austrália, Harare no Zimbaue e Porto Alegre no Brasil.

    Seus dois projetos mais recentes são a aquisição de uma grande área em Wantage e que denomina de Beth Antioch (Casa de Antioquia) com o objetivo de edificar entre outros na área um centro empresarial-residencial e um shopping center cuja renda será revertida para futuros projetos da Arquidiocese, e, o segundo projeto é a Construção da Nova Arquidiocese na Ave. Midland em Paramus para atender as novas exigências da comunidade como uma escola exclusiva para o ensino do aramaico, formação de novos sacerdotes, biblioteca, centro cultural e mais ainda um centro de amparo espiritual e material aos idosos.

     SS esteve por duas vezes em São Paulo uma especificamente quando voltava do Congresso Mundial em Porto Alegre e uma segunda vez para tratar da estruturação da Igreja Missionária no Brasil.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

 

 

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

 

 

 

© Copyright 2015 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa IT Team

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR