1/51

ENTRONIZAÇÃO DE NOVO METROPOLITA

DE NOVA YORK

E TODA A AMÉRICA DO NORTE

 

  Sexta-feira, dia 5 de dezembro passado, celebrou-se o Ofício de Vésperas de São Nicolau, festa patronal da Catedral Metropolitana em Nova York, presidida por Sua Beatitude o Patriarca João X de Antioquia. Naquele momento estavam presentes todos os Arcebispos antioquinos que confirmaram sua participação na entronização do Metropolita Joseph. Também estavam presentes  hierarcas de  Igrejas Ortodoxas dos EUA e de outras igrejas cristãs.

Ao final do Ofício Sua Beatitude, o Patriarca João, disse em breves palavras que “viemos de todo o mundo, das Américas, Austrália, Europa, 

   da Síria, do Líbano, Palestina, Iraque, etc., para manifestar que somos uma grande família, e que queremos o Metropolita Joseph e queremos acompanhá-lo”.

   Aqui estão os nomes dos Senhores Arcebispos e Bispos do Trono Antioquino que participaram da Entronização:

Metropolita Elias de Tiro e Sidón; Metropolita Antonio do México, Metropolita Sergio de Santiago do Chile, Metropolita Damaskinos de São Paulo (Brasil), Metropolita Sabas de Houran (Síria), Metropolita Paulo da Australia, Metropolita George de Homs (Síria), Metropolita Siluan de Buenos Aires, Metropolita Basilio de Akkar, Metropolita Efrém de Trípoli (Líbano); Metropolita Ignácio da França, Metropolita Ghattás de Bagdá, e o Metropolita Nífon (representante do Patriarcado de Antioquia no Patriarcado de Moscou), como também os Senhores Bispos Auxiliares : Dom Antoun (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York e toda a América do Norte), Dom Basílio (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York e toda a América do Norte); Dom Mousa (Bispo Auxiliar do Patriarca), Dom Tomé (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York e toda a América do Norte); Dom Alexandre ( Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York e toda a América do Norte), Dom Ignácio (Bispo Auxiliar da Arquidiocese do México), Dom Elia (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Akkar), Dom Constantino (Bispo Auxiliar do Patriarca, Abade do Mosteiro de Santo Elias – Líbano), Dom Romanós (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Pulo – Brasil) Dom John (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York e toda a América do Norte), Dom Anthony (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York e toda a América do Norte) e Dom Nicholas (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York e toda a América do Norte).

   Depois do Ofício de Vésperas, cerca de 150 pessoas foram convidadas a participar em um jantar oferecido pelo Conselho Central Arquidiocesano do Estado de Nova York. Discursaram o vice-presidente do Conselho Central, Sr. Fawaz El Khoury, o Metropolita Joseph e o Patriarca João que presenteou os Bispos Auxiliares da Arquidiocese com um engolpion. O Metropolita Joseph, por sua vez, presenteou a Sua Beatitude com um conjunto de três engolpion (que os patriarcas usam).

As palavras que foram ditas ressaltaram o momento histórico da vinda do Patriarca, de tantos irmãos do mundo todo, da alegria e da benção das celebrações.

   No sábado, dia 6 de dezembro passado, Sua Beatitude o Patriarca João X de Antioquia entronizou Sua Eminência Reverendíssima, o Metropolita Joseph de Nova York e toda a América do Norte, ao final do Ofício de Ação de Graças realizado na tarde daquele dia, na Catedral Metropolitana de São Nicolau, em Nova York.

    Além  dos Senhores Arcebispos  e Bispos  do trono Antioquino, houve uma grande participação de hierarcas ortodoxos de todas as Igrejas, além de hierarcas das igrejas orientais e da Igreja Católica Romana. Estiveram também presentes o Embaixador do Líbano nos EUA e o Embaixador da Síria junto às Nações Unidas.

    O discurso do Patriarca teve como enfoque o testemunho da Igreja Ortodoxa Antioquina na América do Norte, e também a necessidade da paz no Oriente Médio. Já o discurso do Metropolita Joseph, centrou-se nos vários significados do báculo episcopal que recebeu na sua entronização, apresentando assim seu plano de trabalho na Arquidiocese e sua relação com o Patriarcado, com as Igrejas Ortodoxas e com todo o mundo.

   No domingo, dia 7 de dezembro passado, Sua Beatitude o Patriarca João X de Antioquia presidiu a Divina Liturgia, concelebrada por mais de 33 Arcebispos e Bispos, tanto antioquinos como de outras Igrejas Ortodoxas da América do Norte.

Em sua homilia o Patriarca destacou a maneira de preparar-se para o Natal, ao finalizar a Liturgia, realizou um Memorial pelo descanso da alma de Sua Beatitude, o Patriarca Ignácio IV, de eterna memória, que completou seu segundo aniversário de falecimento em 5 de dezembro passado. Em seguida abriu as comemorações do jubileu – o centenário – de repouso no Senhor de São Rafael Hawawini, Bispo do Brooklyn. Dom Joseph, 

    Metropolita de Nova York e toda a América do Norte presenteou Sua Beatitude com o ícone dos Santos Tikhon e Rafael e com relíquias de ambos os santos, em sinal de gratidão por haver presidido os festejos do final de semana.

Depois as delegações foram convidadas para um almoço com o Patriarca.

Na terça-feira, dia 9 de dezembro, Sua Beatitude, o Patriarca João X, visitou a sede da Arquidiocese Grega Ortodoxa da América (Patriarcado de Constantinopla), em Manhattan (NY), onde foi recebido pelo Metropolita Demétrio.

  Na quarta-feira, dia 10 de dezembro, Sua Beatitude, visitou a sede das Nações Unidas em Nova York, e encontrou-se com o Sr. Ian Eliasson, secretario suplente do Secretário Geral das Nações Unidas, que estava ausente no Peru. Também esteve com outros diversos embaixadores: 

    Embaixador do Chade, S.E. Cherif Mahamat Zene, presidente do Conselho de Segurança para o mês de dezembro; Embaixador da Síria, S.E. Bashar Jaafari; e o embaixador da Rússia, S.E. Vitaly Churkin. Em seguida, ele realizou uma conferência de imprensa para o corpo internacional da imprensa, onde apresentou a situação geral do Oriente Médio e a situação da Síria em particular.

Nesse mesmo dia, celebrou o Ofício de Vésperas na Paróquia de São Jorge em Little Falls, Nova Jersey, onde realizou-se uma recepção para todos os fiéis.

    Na quinta-feira dia 11/12, o Patriarca foi para à capital Washington, onde teve uma série de reuniões com oficiais do governo americano. Foi recebido na sexta-feira, 12 /12, na sede da Embaixada do Líbano, e presidiu a Divina Liturgia dominical de 14 de dezembro, na Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, no Estado de Maryland, antes de regressar para o Líbano.

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager