FESTA ONOMÁSTICA DO METROPOLITA

DOM DAMASKINOS

E COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE PRATA DE SUA SAGRAÇÃO EPISCOPAL

    Domingo, dia 03 de dezembro passado Dom Damaskinos presidiu a Santa Missa Solene pela festa antecipada de seu padroeiro São João Damasceno e de Santa Barbara e a comemoração de seus 25 anos de Sagração Episcopal.

Para esta ocasião, vieram prestigiar a pessoa do Arcebispo os Metropolitas Antioquinos da Argentina, Dom Siluan Mussi e do Mexico, Dom Ignátios Samaan, Dom Romanós, bispo auxiliar, os párocos e conselheiros das várias paróquias da arquidiocese, Religiosos de outras denominações cristãs, Sheiks, membros do corpo consular, políticos, representantes das várias entidades de nossa coletividade e um número expressivo de fiéis.

1/29

  Presentes também o Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin pelas mãos de quem Dom Damaskinos recebeu a Medalha Bandeirante, mais alta honraria outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo e sua esposa Srª Lu Alckmin.

  Após a Santa Comunhão Dom Romanós leu a carta de Sua Beatitude João X, nosso Patriarca enviada ao Metropolita Damaskinos pela ocasião de seu onomástico, em seguida fizeram uso da palavra em nome do Conselho da arquidiocese e do Conselho administrativo Ortodoxo da cidade de São Paulo os Srs. Salim Schahim e Valter Boulos, após os quais o Excelentíssimo Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin dirigiu ao homenageado seu pronunciamento  e outorgou-lhe a Medalha Bandeirante.

   O Metropolita do México presenteou Dom Damaskinos com um belíssimo Engolpión e o Metropolita da Argentina com um pequeno Ícone de São João Damasceno feito em Buenos Aires.

  Em seguida Sua Eminência Dom Damaskinos fez sua homilia destacando sua atuação nestes 25 anos à frente do pastoreio na Arquidiocese de São Paulo e a dificuldade que enfrentou com a mudança à um país desconhecido para ele e a diferença cultural que aqui encontrou e que as venceu com humildade como diz o Apóstolo Paulo: “quando estou fraco, então estou forte...”.

  Descreveu aos presentes sua trajetória desde a infância com a família até seu ingresso no seminário de Balamand, seusa estudos na Síria e no Líbano, sua vida religiosa, sua ordenação sacerdotal e episcopal pelas mãos do saudoso Patriarca Ignatios IV.

1/18

  Agradeceu ao Governador Dr. Geraldo Alkmin pela honraria concedida como mostra de seu apreço pela Igreja Antioquina e pala comunidade Sírio Libanesa no Brasil, agradeceu também a sua Beatitude o Patriarca João X de Antioquia e pediu a todos que continuassem rezando por ele para que o Senhor lhe conceda saúde e vida para continuar trabalhando para o engrandecimento desta arquidiocese.

  Antes do encerramento da Santa Missa, Dom Romanós e os sacerdotes entregaram a Dom Damaskinos em nome do clero da arquidiocese um ícone de São João Damasceno feito pelo padre João Abdulla. E também entregaram ao Governador Alkmin um ícone de São Paulo que ao fundo se vê a Catedral da Sé e a Catedral Ortodoxa lado a lado.

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager