REUNIÃO DO CONSELHO DA ARQUIDIOCESE

 

    Nesta quarta feira, dia 25 de novembro reuniu-se na sede de nosso arcebispado, sob a presidencia do Metropolita Dom Damaskinos, o Conselho da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e todo o Brasil, juntamente com o Conselho Administrativo Ortodoxo da Cidade de São Paulo para sua reunião anual de fim de ano, Do total de conselheiros que fazem parte dos Conselhos da Arquidiocese e Administrativo da Cidade de São Paulo tivemos a participação, (fora as justificativas de ausencia apresentadas) de cerca de 50 membros mais a presença do Bispo Auxiliar Dom Romanós, do Arquimandrita Dimitrios e de Padre Gregório.

      Após a abertura, por sugestão e aprovação de todos os participantes, deu-se por lida a Ata da reunião anterior e o Arcebispo leu sua acolhida aos membros do Conselho e ao Clero presentes iniciando-a com um minuto de silencio em memória dos conselheiros Jamil Saliba e Felício Saade falecidos este ano.

Em seu discurso, Dom Damaskinos agradeceu de modo especial ao corpo clerical de nossa Catedral por seu trabalho e dedicação e destacou os esforços sinceros do Conselho e dos fiéis na conclusão da primeira etapa deste nosso projeto de construção. Registrou os agradecimentos ao Dr. Roberto Cabariti e aos demais membros de sua diretoria que findam seus trabalhos desta gestão.

    Em seguida o Reverendo Arquimandrita Dimitrios iniciou a leitura do Relatório Pastoral apresentando uma síntese de todos os trabalhos da secretaria paroquial e dos demais trabalhos pastorais desenvolvidos pelos sacerdotes da Catedral bem como um compito das celebrações dos diversos sacramentos durante o ano de 2015, tais como: atendimento diário na secretaria da Catedral, datas comemorativas mais destacadas, Comendas Patriarcal, Homenagens, atualização dos dados cadastrais de paroquianos, orientação espiritual, palestras no oficio de akathistos, crisma de noivos, visitas à Catedral, folheto dominical, calendário, site da Igreja, auxilio aos refugiados Sírios e ecumenismo (que foi apresentado pelo Reverendo Padre Gregório, representante de nossa Igreja no MOFIC). Finalizando o relatório com o destaque dos relatórios pastorais enviados pelas paróquias da Arquidiocese.

  Em seguida o Reverendo Arquimandrita Dimitrios iniciou a leitura do Relatório Pastoral apresentando uma síntese de todos os trabalhos da secretaria paroquial e dos demais trabalhos pastorais desenvolvidos pelos sacerdotes da Catedral bem como um compito das celebrações dos diversos sacramentos durante o ano de 2015. 

   Tais como: atendimento diário na secretaria da Catedral, datas comemorativas mais destacadas, Comendas Patriarcal, Homenagens, atualização dos dados cadastrais de paroquianos, orientação espiritual, palestras no oficio de akathistos, crisma de noivos, visitas à Catedral, folheto dominical, calendário, site da Igreja, auxilio aos refugiados Sírios e ecumenismo (que foi apresentado pelo Reverendo Padre Gregório, representante de nossa Igreja no MOFIC). Finalizando o relatório com o destaque dos relatórios pastorais enviados pelas paróquias da Arquidiocese.

      Em seguida foi apresentado pelo Dr. Roberto Cabariti, presidente do Conselho Administrativo Ortodoxo da Cidade de São Paulo, o Relatório Financeiro – Administrativo da gestão de 2015 cujos temas versaram sobre as ações realizadas nas dependencias de nosso arcebispado, entradas e despezas, ordinárias e extraordinárias do período, implementação do sistema de monitoramento por câmeras, o Projeto Garagem, seus custos finais e arrendamento, ações administrativas, atividades sociais e finalmente o balancete financeiro de 2014/2015, Na segunda parte da reunião (sessão extraordinária), tivemos a eleição da composição de novos membros que farão parte do Conselho Administrativo Ortodoxo da Cidade de São Paulo no biênio 2016/2017. O novo presidente eleito, Dr. Valter Boulos leu a todos os presentes os nomes de sua nova diretoria composta por 23 membros.

     O novo Estatuto Social da Arquidiocese, revisto e atualizado de acordo com a nova legislação brasileira foi apresentado pela comissão jurídica que o revisou e o adaptou a todas as leis e normas vigentes atualmente em nosso país, aos membros do Conselhelho da Arquidiocese para sua apreciação. Após discussão pelo total dos presentes o novo Estatuto Social da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e todo o Brasil foi aprovado por unânimidade.  

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