REUNIÃO NA CATEDRAL PARA OFERECER AJUDA HUMANITÁRIA AOS REFUGIADOS SÍRIOS

        Dia  23  de setembro , passado , na sede de nosso Arcebispado reuniran-se  várias  entidades árabes que juntamente com setores da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, foram convocadas pelo Metropolita Damaskinos para uma reunião de carater benemerente e humanitário para tratar do assunto dos novos imigrantes e refugiados oriundos da catastrofe que se abateu sobre a Síria, causando assim um grande fluxo migratório forçado de centenas de milhares de deslocados por muitos paises inclusive o Brasil.

           A idéia é formar uma comissão de ajuda que reunirá a Igreja Ortododoxa, as entidades árabes e a Prefeitura Municipal que em união de esforços trabalhará beneméritamente para arrecadar doações tanto em dinheiro quanto em víveres e outros materiais de necessidade básica para servirem de ajuda nesse momento de necessidade atual.

        Em seu discurso o Metropolita assinalou a importancia dessa ajuda dizendo: “Nosso encontro hoje tem objetivos puramente humanitários, especialmente por se referir àqueles que são filhos de uma terra que estão historicamente ligados a nós. Nossos pais e avós vieram daquela região em circunstâncias difíceis. Alguns permaneceram aqui no Brasil, colaborando em seu desenvolvimento, e outros voltaram à terra de origem após um período de tempo”.

         O presidente do Lar Sírio Pró-infância expos aos presentes sobre o Programa de Ajuda aos Irmãos Sírios (PAIS), criado para atender a uma demanda de famílias refugiadas da Síria que procuraram a Catedral Ortodoxa em busca de apoio e esperança. As necessidades são acolhimento, integração, socialização, moradia, alimentação, condução, adaptação à nova cultura, aprendizagem da lingua e trabalho.

De igual importancia e relevancia foi a exposição da assessora do gabinete da srª. Ana Estela Haddad, primeira dama do município, que enfatizou todo o trabalho que a prefeitura de São Paulo tem realizado junto a estes e outros imigrantes e refugiados e todos os benefícios que a municipalidade dispensa a eles atraves de seus programas de auxilio humanitário (Saúde, Escola, Trabalho e Entretenimento).

       E ainda destacou Dom Damaskinos: “Hoje em dia, existe uma realidade dolorosa no oriente, e em especial na Síria, algo que nos incentiva a expressar nosso carinho e fraternidade oferecendo caridade voluntária. Não é possível que a história registre que nós no Brasil, e particularmente em São Paulo estivemos olhando as dores e destruições ocorridas, ficando dos braços cruzados sem oferecer nada”.

      Antes do final da reunião e com o consenso de todos os participantes decidiu-se pela formação de uma Comissão que será formada por alguns de seus membros que darão continuidade nos trabalhos para iniciarem-se trabalhos que visam atingir o maior número possivel daquelas pessoas que buscam auxilio junto a Igreja e outras das nossas entidades árabes.

        A proposta inicial é que todas as doações tanto em dinheiro quanto de donativos de bens materiais de necessidade.

       No mesmo ensejo foi exibido um documentário produzido pelo Bispo Romanós sobre o trabalho de ajuda que o Patriarcado Ortodoxo de Antioquia e todo o Oriente está fazendo junto a população sofrida e necessitada na nação síria, sem distinções de religião e condição social.

Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, CEP: 04101-000 - São Paulo / Brasil

Tronco Chave : + 55 (11) 5907-8610   ***   E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br

© Copyright 2020 IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA - BRASIL

All Rights Reserved * Web Design by Catedral Ortodoxa - IT Manager

  • Catedral Ortodoxa Antioquina
  • Catedral Metropolitana Ortodoxa – SP – BR
W (16).JPG